Cidades

Governo do RN autoriza pagamento de diárias operacionais atrasadas e afasta risco de paralisação na PM

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte liberou nesta sexta-feira (30) o pagamento de diárias operacionais de agentes da segurança pública que estavam atrasadas.

Segundo a Polícia Militar, as diárias de março – que ainda não haviam sido pagas – devem ser creditadas nas contas dos policiais neste sábado (1º), após o encaminhamento nesta sexta das informações para os bancos pela Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (Seplan).

Com isso, o governo estadual afasta o risco de uma paralisação parcial na PM. Ao longo desta sexta-feira, associações de policiais chegaram a indicar que os agentes que são escalados através de diárias operacionais parariam de trabalhar enquanto o pagamento não fosse regularizado. Isso poderia comprometer o policiamento durante o feriado do Dia do Trabalhador, neste sábado.

O PORTAL DA 98 FM apurou que a situação só foi resolvida após um apelo feito à Seplan pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevêdo, que já vinha cobrando o pagamento das diárias operacionais há alguns dias. De acordo com a PM, oficialmente estão em aberto as diárias de março. As diárias de abril serão pagas em maio.

Ao Blog de Jair Sampaio, representantes da Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Seridó chegaram a estimar que, sem as diárias, cerca de 30% do efetivo da polícia seria comprometido neste feriadão.

A PM afirma que as diárias operacionais servem para a suplementação do policiamento, especialmente em épocas de festejo e feriados, e que o número de agentes trabalhando com diárias é apenas complementar, inferior a 30% do efetivo total em circulação nas ruas.

98 FM


Comente aqui