Governo

Governo do RN anuncia investimentos para agricultura familiar

OS INVESTIMENTOS PARA FORTALECER E EXPANDIR A ATIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RN FORAM ANUNCIADOS PELA GOVERNADORA DURANTE SOLENIDADE COMEMORATIVA AOS 65 ANOS DA EMATER-RN. FOTO: IVANÍZIO RAMOS

Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), o governo lançou o Programa Estadual de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar (Cooperafes), que tem como objetivo promover a expansão e consolidação do cooperativismo e associativismo da agricultura familiar do estado com políticas públicas estruturantes que ofereçam condições de produção de alimentos saudáveis, acesso a mercados e organização social. Os investimentos para fortalecer e expandir a atividade da agricultura familiar no Rio Grande do Norte foram anunciados pela governadora Fátima Bezerra, em solenidade comemorativa aos 65 anos da Emater-RN e ao Dia do Extensionista Rural, realizada nessa sexta-feira, 6

Após o anúncio, foi assinado um protocolo de intenções entra a Sedraf e o Banco do Brasil, que visa promover o acesso ao crédito rural qualificado para atender a necessidade de fomento na produção de alimentos saudáveis, beneficiando a comercialização através da agricultura familiar.

Na ocasião, na ocasião também foram entregues, simbolicamente, veículos e equipamentos de informática (computadores, notebooks e impressoras) no valor de R$ 2,2 milhões em investimentos, fruto de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São 22 carros, modelo Gol, 135 computadores, 22 notebooks e 800 impressoras. Além da construção e reforma de escritórios da Emater nos municípios de Jundiá, São Gonçalo do Amarante, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Encanto, Equador, Jardim de Piranhas, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, Touros, Apodi e Mossoró.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 25 cooperativas de agricultores familiares, que representam mais de 2.000 famílias cooperadas. Essas famílias coordenam as atividades de produção e beneficiamento das principais cadeias produtivas da agricultura familiar no estado, tais como leite, hortifrutigranjeiros, mel, caju e castanha, arroz vermelho, e estão presentes nos 10 territórios do RN.


Deixe um Comentário