Cidades

Governo conclui novo prédio da Central do Cidadão da zona sul de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado recebeu o prédio onde vai funcionar a nova Central do Cidadão na zona sul de Natal. Localizada na avenida governador José Varela, 2900, no bairro Capim Macio, a edificação segue o novo padrão estabelecido para as Centrais oferecendo mais conforto e comodidade para usuários e servidores.

A unidade fica próximo aos bairros de Lagoa Nova, Candelária, Pitimbu, Neópolis, Ponta Negra e Nova Descoberta e tem capacidade para 38 mil atendimentos por mês. Serão disponibilizados serviços prestados por órgãos públicos como CAERN (ligações, cortes, acordos e segundas vias); DECIDA (Delegacia do Cidadão); ITEP (emissão de RG); Detran/RN; Ministério da Economia (orientações referentes à Carteira de Trabalho); PROCON Estadual (abertura de processos, audiências); Receita Federal (emissão de CPF); SINE (cadastro no Sistema Nacional de Empregos); e TRE/RN (emissão e regularização do Título de Eleitor).

“Começamos o dia com a conclusão das obras e recebendo o novo prédio para a Central do Cidadão da zona sul em Natal. Um prédio amplo, moderno, acolhedor, estruturado para prestar serviços de qualidade à nossa população”, afirmou a governadora professora Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador Antenor Roberto. Coordenador Centrais do Cidadão no âmbito da Secretaria de Administração, Luis Renato Nogueira confirmou a previsão de início de funcionamento para o mês de dezembro próximo.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (Segri) e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro destacou a importância das Centrais do Cidadão e as considerou “espaços da cidadania, atendendo a todos com serviços do Estado, assegurando o acesso a direitos”. Para ampliar este acesso a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva informou que a nova Central deverá concentrar três unidades da Polícia Civil como forma de melhor atender a população e otimizar recursos materiais e humanos. O Procon estadual e o SINE também estarão disponíveis para a defesa do consumidor e para a intermediação da oferta de trabalho. “São dois serviços de importância e que atendem principalmente quem mais precisa”, afirmou Júlia Arruda, secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Idosos e Direitos Humanos (Semjidh).

Em todo o RN são 27 Centrais em 23 municípios. Através do programa Central do Cidadão 19 unidades foram ou estão sendo beneficiadas com novos prédios próprios ou reformas. Destas, 15 foram inauguradas no atual governo: Natal (Alecrim) – setembro 2021, Santa Cruz – setembro 2021, Macau – agosto 2021, Caicó – agosto 2021, Alexandria – julho 2021, Nova Cruz – julho 2021, São José de Mipibu – setembro 2020, Assu – outubro 2019, João Câmara – agosto 2019, Currais Novos – julho 2019, Apodi – julho 2019, Pau dos Ferros – julho 2019, São Gonçalo do Amarante – julho 2019, Caraúbas – 2019, São Paulo do Potengi – 2019.

Outras quatro estão em construção ou em fase de instalação de equipamentos: Macaíba, Zona Norte de Natal, Zona Sul de Natal e Zona Oeste de Natal (Rodoviária).

INVESTIMENTO

O investimento é de R$ 2.649.638,84 milhões na construção da nova sede e na aquisição dos equipamentos. Os recursos são oriundos do empréstimo ao Banco Mundial dentro do programa Governo Cidadão. O prédio tem 1.117,32 m² de área construída.



Comente aqui