Política

Governadores do NE debatem em Natal ampliação da conexão de internet em banda larga na região

TODOS OS ESTADOS NORDESTINOS ESTARÃO REPRESENTADOS NO EVENTO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto Nordeste Conectado, que pretende ampliar a conexão de internet em banda larga na região, é o tema central da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste que acontece pela primeira vez em Natal. O encontro será segunda-feira (16), às 14h, no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira.

“Nós já temos a Infovia Potiguar e estamos buscando ampliar. O nosso estado e a nossa região não podem ficar para trás no quesito conectividade. Isso é essencial para o desenvolvimento”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

A ideia é que por meio de parcerias e compartilhamento de infraestrutura o projeto ampliará os investimentos em tecnologia e o desenvolvimento regional, além de disponibilizar internet de alta velocidade para hospitais, rede pública de ensino e estruturas de segurança.

Além do projeto de conexão, a pauta da reunião do Consórcio inclui a captação de investimentos para a região, propostas de reforma tributária, concessões e a situação da Petrobras.

A partir das experiências já realizadas em alguns estados, parte dos investimentos para o projeto poderá vir de parcerias internacionais. Para isso, a equipe de secretários do Governo do Estado também levará ao encontro dos governadores um portfólio de investimentos para o Rio Grande do Norte que deverá compor a 1ª agenda internacional do Consórcio Nordeste.

A agenda prevista para novembro visa captar investimentos para o Nordeste, com foco na geração sustentável de emprego e renda para a população da região. O grupo chefiado pelo governador da Bahia e presidente do Consórcio, Rui Costa, viajará para a Europa, onde terá encontros institucionais e empresariais em pelo menos quatro países.

Esta assembleia geral do Consórcio Nordeste no RN também será a primeira após o lançamento do 1º edital de compras coletivas do grupo, para aquisição de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica. O processo foi lançado na manhã de quarta-feira (11), em Salvador-BA.


Deixe um Comentário