CORONAVÍRUS

Governadora Fátima Bezerra anuncia retomada do plano de reabertura econômica na próxima semana

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A governadora Fátima Bezerra (PT) quer retomar o plano de reabertura econômica do Rio Grande do Norte na próxima semana. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que aconteceu de forma virtual nesta sexta-feira (10).

A motivação para o anúncio é a taxa de ocupação dos leitos destinados a tratar a Covid-19 no RN, que está em 83%. No começo da semana, o plano de retomada foi suspenso porque o índice estava em 92%, ou seja, superior ao índice estabelecido em decreto para reabertura, que é de 80%.

“Estou confiante que na próxima semana possamos retomar o plano. E queremos fazê-lo de forma responsável”, disse a governadora. Questionada sobre a suspensão no início da semana, Fátima esclareceu que o senso de responsabilidade pautou a decisão. “Naquele momento, não conseguimos assegurar que a ocupação de leitos estivesse inferior a 80%. Por isso, suspendemos o plano de retomada. Tivemos senso de responsabilidade em preservar a vida do povo do RN”.

A previsão para reabertura é a próxima quarta-feira (15). A governadora descartou, durante a coletiva, a possibilidade de antecipar a data, mesmo se houver diminuição brusca dos índices até lá.

Dados

O Rio Grande do Norte contabiliza 1.356 óbitos por Covid-19, dos quais 5 aconteceram nas últimas 24 horas, segundo a Sesap. Ainda segundo os dados epidemiológicos, são 38.261 casos confirmados e 51.096 casos suspeitos da doença. Há 180 óbitos em investigação. Em todo o estado 1.500 pessoas se recuperaram da infecção.

A taxa de ocupação dos leitos destinados a tratar a Covid-19 no Rio Grande do Norte está distribuída da seguinte maneira:

Grande Natal: 86,2%

Oeste: 88%

Seridó: 76%

Alto Oeste: 30%



Comente aqui