Segurança

GMN ministra curso de formação para guardas municipais de Tangará

OS NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS DE TANGARÁ ESTÃO SENDO QUALIFICADOS PARA ATUAR NA SEGURANÇA PREVENTIVA DO CIDADÃO

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) firmou um convênio com a Prefeitura de Tangará, na região Agreste do RN, para formar a primeira turma de guardas municipais que vão atuar no município. O curso de capacitação está sendo ministrado por integrantes do corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN) e segue com instruções teóricas e práticas.

Os novos guardas municipais de Tangará estão sendo qualificados para atuar na segurança preventiva do cidadão. Os agentes estão sendo preparados seguindo as disciplinas e o conteúdo provenientes da Matriz Nacional das Guardas Municipais elaborada e indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para formação dos guardas.

A formação tem como foco a importância do agente na função e do seu papel junto à sociedade como defensor da cidadania, mediador preventivo de conflitos e, acima de tudo, quando necessário, do emprego do uso da força dentro dos limites legais e éticos. O plano é direcionado a fornecer o conhecimento para atuação do guarda municipal na prevenção e controle da violência e da criminalidade na área de sua competência.

O plano de contribuir na qualificação das guardas municipais é apoiado pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, que vê a iniciativa como uma oportunidade de cooperar com a segurança de outros municípios utilizando a experiência prática e o conhecimento técnico dos integrantes da GMN. “A capital potiguar conta com uma Guarda capacitada e com vivência operacional de 28 anos atuando na segurança e nossa intenção é a de contribuir sempre para o fortalecimento da segurança pública como um todo”, comentou.

As instruções estão ocorrendo na sede administrativa e operacional da GMN, situada na zona Norte da capital. O curso consta de uma carga horária superior a 500h/aula. Todo as disciplinas seguem a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais que é um conjunto de conteúdos que valoriza a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, ao mesmo tempo que oportuniza o respeito às diversidades regionais, sociais, econômicas, culturais e políticas existentes no país, possibilitando a construção de referências nacionais que possam traduzir os pontos comuns que caracterizam a formação das Guardas Municipais nos diversos municípios brasileiros.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que neste ano a Guarda de Tangará é a segunda corporação preparada para atuar no serviço de segurança pública com formação realizada pelo Núcleo de Instrução da Semdes/GMN. “Primeiro formamos os guardas municipais de Patu e agora estamos capacitando a Guarda de Tangará. Sabemos que as guardas municipais são uma realidade e bem preparadas, certamente, podem contribuir muito para a segurança dos seus munícipes”, assegurou.


Deixe um Comentário