Cultura

Galeria Sesc abre sua exposição virtual com o trabalho Reolhar

O ARTISTA BORGES POTIGUAR VAI EXPOR SUAS FOTOGRAFIAS A PARTIR DE JUNHO, CONVIDANDO OS VISITANTES A REFLETIR SOBRE COMO AS PESSOAS SE VEEM. FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos principais espaços de apoio e fomento à cultura norte-riograndense, a Galeria Sesc de Exposições, se prepara para iniciar a temporada 2021, quando abrirá suas portas em formato virtual e gratuito. Promovida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, a exposição fotográfica denominada “Reolhar”, do artista Borges Potiguar, será aberta a partir do dia 15 de junho.

A obra, gestada em meio à pandemia da Covid-19, busca uma reflexão em torno das mudanças na forma do olhar cotidiano entre as pessoas, que por causa da doença passaram a usar máscaras, cobrindo parte do rosto (boca e nariz).

Borges Potiguar revela a dificuldade inicial em fotografar as pessoas com máscara, detalhe que foi logo superado. “Segui com o desejo de registrar o tempo das coisas e certo dia me deparei com um agricultor que usava chapéu de couro e máscara. Era muito estranha aquela imagem que trouxe-me vários questionamentos. Me aproximei e perguntei se poderia tirar uma foto e ele disse que sim. Foi a partir daquele olhar que surgiu a busca por outros olhares”, lembra.

Outros dois trabalhos foram selecionados pelo Sesc RN e devem entrar em exposição até dezembro deste ano. O primeiro foi “Igbá Ayó Ò?Dára”, de Gabriely Nascimento, que vai expor sobre o universo dos orixás, por meio da técnica da colagem. O outro trabalho foi o da artista Louise dos Reis Gusmão de Andrade, “Um lugar de memória”, com técnicas de fotografia, desenho e arte-têxtil.

A Galeria Sesc se destaca no cenário local devido à forte atuação com os artistas potiguares, aliada à possibilidade de receber visitantes dos mais diversos cantos, com direito à mediação da experiência. O foco são as artes visuais, com ênfase, também, para a arte educação. O diferencial desta edição será o formato virtual, no qual os interessados terão acesso ao conteúdo por meio do canal do Sesc RN no Youtube.

Galeria Sesc de Exposições

O projeto foi desenvolvido em 2015 com objetivo de atuar com ações de fomento cultural, difusão e arte educação. Em seis anos de existência, o espaço abrigou um total de 32 exposições. O edital 2021 superou o número de candidatos de anos anteriores, atraindo 86 inscrições, das quais três foram selecionadas.

Serviço

O que? Galeria de Exposições do Sesc RN – Exposição “Reolhar”, do artista Borges Potiguar.

Quando? 

15 de junho de 2021

Onde? Yotube Sesc RN

Saiba mais: sescrn.com.br


Comente aqui