Cultura

Fundação José Augusto inaugura sede da Chegança de Barra de Cunhaú

A CHEGANÇA FOI O SEGUNDO GRUPO FOLCLÓRICO DO RN SELECIONADO PELA LEI DE PATRIMÔNIO VIVO. FOTO: REPRODUÇÃO

Um dos mais importantes grupos folclóricos da história do RN ganha local próprio para atividades culturais oficialmente a partir desta quinta-feira, 14. A Chegança de Barra de Cunhaú terá sua sede oficial inaugurada em solenidade que contará com a presença do diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, além de autoridades e convidados. O evento ocorre a partir das 16h, na Rua do Sapo, Barra de Cunhaú, em Canguaretama.

A Chegança foi o segundo grupo folclórico do RN selecionado pela Lei do Patrimônio Vivo (RPV), do Governo Estadual. Seu auto dramatizado simula as lutas entre mouros e cristãos pela posse da Península Ibérica. O enredo é ordenado em uma sequência de cantigas náuticas em que dançam, declamam e encenam as lutas. O grupo se apresenta ao lado de uma barca, tendo como acompanhamento instrumentos de percussão.

“A criação dessa sede, que agora temos a satisfação de inaugurar, demonstra o compromisso correto dos seus integrantes no uso dos recursos do RPV. Além da responsabilidade, o Chegança oferece exemplo de como manter a tradição viva com amor e desejo de transmissão do saber popular às novas gerações”, declarou o diretor-geral, Crispiniano Neto.



Deixe um Comentário