Geral

Fundac assina convênio que oferece estágio para adolescentes em semiliberdade

A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) assinou um convênio de colaboração e cooperação para desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, através do Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho (Proent). O termo, resultado de uma parceria com o a Secretaria do Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan), oferece cinco vagas de estágio para jovens de 16 a 18 anos que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade.

Os adolescentes tem carga horária de quatro horas diárias, com uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo. Para preencherem as vagas, os jovens tem que atender aos requisitos básicos como apresentar bom comportamento, terem noções básicas de informática e estarem matriculados na rede pública de ensino. De acordo com Natália Balbino, coordenadora de ações integradas da Fundac, o desenvolvimento dos jovens e o monitoramento do gasto da sua bolsa são feitos pelas assistentes sociais da fundação, garantindo a eficácia do programa.

“O Proent atende diretamente ao objetivo da Fundac, que é socializar o menor infrator. Em 2016, não tivemos nenhum resultado negativo, o que nos possibilitou resgatar e ampliar o programa para 2017”, comentou. O convênio foi assinado no último dia 07 de dezembro pelo secretário da Seplan, Gustavo Nogueira, pelo diretor presidente da Fundac, Ricardo Cabral, e pela Secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Juliane Dantas Bezerra de Farias, com vigência até 31 de dezembro de 2017.



Deixe um Comentário