Educação

Fórum reúne empresários e mais de 250 jovens do Programa de Aprendizagem do Senac, em Mossoró

O FÓRUM CONTOU COM EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS ELABORADOS PELOS APRENDIZES, APRESENTAÇÃO CULTURAL, RODA DE CONVERSA E UMA PALESTRA

Realizado pelo Sistema Fecomércio RN, o Fórum de Aprendizagem de Mossoró reuniu, cerca de 250 jovens e diversas empresas participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, desenvolvido por intermédio do Senac RN, nessa quarta-feira, 21. Com uma programação que teve como foco apresentar resultados dos trabalhos desenvolvidos dentro do Programa, o evento marcou ainda 4º Semana Nacional de Aprendizagem, que realiza em todo o Brasil uma agenda de atividades com abordagens sobre a importância da inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho.

Em Mossoró, o Fórum contou com exposição dos projetos elaborados pelos aprendizes, apresentação cultural, roda de conversa e uma palestra ministrada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho, Eduardo Berlarmin, que explicou sobre a Lei de Aprendizagem, suas obrigações legais e responsabilidades sociais para a promoção da cidadania. Gestor do Senac Mossoró, Benjamin Garcia destaca os resultados do encontro.

“Foi um evento muito bom, as empresas e aprendizes compareceram, foi um momento de troca de experiências entre todos e além disso, conseguimos proporcionar uma reflexão e uma atenção maior sobre os benefícios que o Programa de Aprendizagem oferece aos jovens, às empresas e à sociedade como um todo, a partir da qualificação associada a geração de empregos”, disse o gestor.

Representante da empresa Queiroz Atacadão, o gerente Allan Denny ressaltou a participação e desenvolvimento profissional dos aprendizes.  “Discutimos temas atuais sobre a aprendizagem, sobre a técnica e boas práticas dos jovens e foi muito importante, porque percebemos como é fundamental a preparação que eles recebem no Senac, bem como a efetivação deles no mercado de trabalho”, declarou.

Aprendiz no curso de Assistente Administrativo, a jovem Mariana Cunha destacou o papel do Senac em sua formação profissional.

“Foi muito prazeroso participar do Fórum, o evento nos fez enxergar melhor os propósitos e resultados do Programa e isso fez aumentar em nós a vontade de estar se aperfeiçoando cada vez mais, sou grata ao Senac por estar sempre nos abrindo portas e acreditando em nosso potencial”.

Programa de Aprendizagem Profissional Comercial

A aprendizagem é a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem. De acordo com a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de qualquer natureza que tenham pelo menos sete empregados devem contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, com o objetivo de incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional desse público.

Dessa forma, o Programa de Aprendizagem Comercial executado pelo Senac é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, a partir da oferta gratuita de cursos de capacitação, em áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Essa oferta materializa a missão da instituição.

As empresas dos setores do comércio de bens, serviços e turismo recrutam e selecionam o aprendiz, que são encaminhados para qualificação. No Senac, os aprendizes têm 8h aulas semanais, enquanto na empresa devem ser cumpridas 12 horas de trabalho, por semana.  Com cerca de um ano de duração, são ofertados cursos gratuitos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos; Serviços de Supermercados; Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis; Serviços Hoteleiros; Serviços de Vendas; Serviços de Restaurantes e Bar.


Deixe um Comentário