Geral

Fórum do Senai debate possibilidades do biogás para as regiões Norte/Nordeste

FOTO: REPRODUÇÃO/FIERN

As possibilidades de desenvolvimento da geração de energia a partir do biogás nas regiões Norte e Nordeste está em discussão em um Fórum, no auditório do CTGAS-ER. O Fórum, que foi aberto pelo diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energia Renovável (ISI-ER), Rodrigo Mello — dedica dois dias de debates sobre o panorama do setor nas duas regiões e no país.

As discussões, com participação de técnicos e pesquisadores, iniciaram nessa quinta-feira e prosseguem nesta sexta-feira, 8, no auditório do CTGAS-ER. Emerson Batista destacou que o Fórum é uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre o setor e suas potencialidades.

“Sempre é importante discutir o que se pode fazer com resíduos produzidos tantos nos processos voltados à alimentação da população como no industrial e como transformar este passivo ambiental em atividade econômica. Nisto, a conscientização é fundamental”, disse Rodrigo Régis, do Centro Internacional de Energias Renováveis.

Ele alertou também para os risco da regulamentação na geração distribuída, que pode desestimular o crescimento do setor do biogás. Segundo Rodrigo Régis, é preciso garantir um ambiente de negócios favorável ao crescimento deste segmento, assim como teve política para incentivar a geração de energia eólica.

Ao longo desta quinta-feira, também houve palestras de Alessandro Sanches, da Associação Brasileira do Biogás; de Leidiane Mariani, Rede de Biodigestores para a América Latina e Caribe (RedBioLAC); e de Christian Belt, do grupo ME-LE.


Deixe um Comentário