Cidades Esporte Geral Governo Social Turismo

Forrozeiros lotam noite de abertura do São João em Campina Grande

Cerca de 100 mil pessoas estiveram na aberta do São João em Campina Grande (Foto: Artur Lira / G1)

Cerca de 100 mil pessoas estiveram na aberta do São João em Campina Grande (Foto: Artur Lira / G1)

Começou nesta sexta-feira (4), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, a 34ª edição do Maior São João do Mundo. A festa com duração de 31 dias foi aberta ao som música “Olha pro céu” de Luiz Gonzaga que já é considerada um hino da festa. Segundo a organização do evento, cerca de 100 mil pessoas estiveram na primeira noite, lotando o Parque do Povo. Biliu de Campina, Flávio José, Jáiro Madruga e Márcia Felipe foram as atrações principais. O São João em Campina Grande acontece até o dia 3 de julho.

Antes mesmo da abertura oficial, subiram ao palco os cantores e compositores paraibanos Biliu de Campina e Flávio José, que já começaram a fazer o público matar a saudade do São João, após 11 meses de espera desde o fim da última edição, em 5 de junho de 2015. Segundo o cantor Flávio José se apresentar no primeiro dia do evento é uma missão desafiadora, pois a ansiedade do público exige que show que atenda as expectativas.

“A minha história no Maior São João do Mundo começou em 1991 e de lá pra cá fiquei de fora em apenas duas edições. Pra mim, está no Parque do Povo abrindo mais um São João é uma honra e também uma grande responsabilidade, pois a gente precisa fazer um bom show para que as pessoas saiam correspondidas”, disse o cantor.

No palco, Flávio José cantou grandes sucessos de sua carreira como De mala e cuia, Espumas ao vento, Pra você voltar pra mim, Tareco e mariola, Me diz amor, A natureza das coisas, sendo acompanhado pelo público que tinha as letras na ponta da língua. Antes disso o cantor Biliu de Campina já havia feito uma apresentação cantando coco de roda, xaxado e baião, brincando com rimas e temas do cotidiano. Para ele, o São João é uma alegria que se repete todos os anos.

Sâmia Costa mora em Campina Grande e estava ansiosa para o início do São João 2016 “Ano passado eu vim até o último dia e ficou naquela saudade depois que acabou. O que eu espero é que este ano o São João possa ser melhor que o ano passado”, disse a moradora do bairro Ramadinha.

Já as paulistas Virna Malheiros e Tatiana dos Santos Sousa, estiveram pela primeira vez em Campina Grande e na Paraíba. Elas vieram ao estado para acompanhar a passagem a Tocha Olímpica, em João Pessoa, e aproveitaram o fim de semana para conhecerem o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e contam que ficaram impressionadas com estrutura cenográfica do Parque do Povo.

“Estou pela primeira vez no São João de Campina Grande e é uma energia inacreditável que a cidade passa. As comidas, as decorações, tudo é muito lindo. Eu nunca tinha visto essa estrutura montada em festas, apenas em parques temáticos como a Disney. Vim para passar três dias, mas já quero voltar em breve”, disse Virna Malheiros

O comerciante Dayvson Viana está trabalhando pela primeira vez no Parque do Povo, vendendo bebidas na área do palco principal e pretende garantir uma boa renda com o evento. “Essa festa é muito boa para a economia. Estamos só no primeiro dia e já deu pra perceber que o potencial para vendas é muito grande. Estou feliz e empolgado para o restante do São João”, disse ele.

Quando o relógio marcava 0h24 o cantor Jáiro Madruga subiu ao palco e, após uma rápida contagem regressiva, abriu o São João cantando a música “Olha pro céu meu amor”, assim como já é tradição, enquanto acontecia uma queima de fogos que durou cerca de 12 minutos. Abrindo a programação oficial do Maior São João do Mundo, a cantora amazonense Márcia Felipe subiu ao palco no início da madrugada e levou o público a loucura com seu show marcado por efeitos, danças e forró estilizado.

Até o dia 3 de junho vão ser mais 30 noites de festa no Parque do Povo. Para este sábado (4) a programação oficial no palco principal do Maior São João do mundo conta com shows de Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Roninho do Acordeon e Felipe Lemos. As atrações começam a partir das 21h. Além disto vão acontecer apresentações na pirâmide do Parque do Povo, palco cultural e nas palhoças de forró pé-de-serra.

Informações: G1/RN


Deixe um Comentário