Famosos

Filme sobre Baggio explora pênalti do tetra e briga com pai

FOTO: DIVULGAÇÃO

Roberto Baggio ficou marcado pelo pênalti perdido na final da Copa do Mundo de 1994. O italiano chutou para fora e fez a festa da torcida brasileira que confirmou a conquista do tetracampeonato mundial. Esse erro acaba no centro de ‘Divino Baggio’, um filme de ficção da Netflix sobre a vida do ex-jogador italiano, que entrou no catálogo da operadora de streaming nesta semana.

Se você é apaixonado por futebol e espera rever grandes jogadas do talentoso atacante, esqueça. Apesar de explorar o pênalti perdido por Baggio, o filme acaba deixando o futebol um pouco de lado e explorando os dramas pessoais do ex-jogador.

A difícil relação com o pai, que parece nunca estar satisfeito com as conquistas do filho, e as contusões seguidas ajudam na construção de uma narrativa de superação. Grande parte da história contada pela diretora Letizia Lamartine se passa entre o Mundial de 1994 e o de 2002. A participação de Baggio na Copa do Mundo de 1990 não é lembrada, por exemplo.

O filme deixa o telespectador com uma dúvida logo no começo quando Florindo, pai de Baggio, diz que o filho fez uma promessa após a Itália perder a decisão do Mundial de 1970 para o Brasil. “Eu estava lá desolado, você veio até mim e disse ‘vou ganhar a Copa contra o Brasil por você, prometo'”, disse.

Essa suposta promessa acaba conduzindo toda a carreira de Baggio. O camisa 10 teve a chance de cumprir o acordo na competição nos Estados Unidos, mas acabou como grande vilão. No filme, pesadelos mostram o peso que ex-jogador, melhor do mundo no ano anterior, sentiu.

A produção também mostra o lado religioso de Baggio e mostra com o budismo foi importante para a sua evolução como jogador. Ele mudou completamente o estilo de vida ao conhecer a crença.

O filme é uma boa pedida para aqueles que não sabem nada sobre aquele cara que errou um pênalti e fez Galvão Bueno pirar na transmissão da Rede Globo com o seu famoso: “acabou, acabou… é tretra!”. E vale também para os apaixonados pelo futebol que poderão mergulhar em uma outra camada de um dos maios importantes jogadores da história do futebol italiano.

Terra



Comente aqui