Cultura

Fest Bossa & Jazz 2019 anuncia primeiras atrações para Festival em São Miguel do Gostoso

OFICINA O QUE É ESTE TAL DE JAZZ COM LUCIANO PRATES. FOTO: LUANA TAYZE

São Miguel do Gostoso-RN, é o cenário para a segunda edição do Fest Bossa & Jazz 2019, que acontece de 10 a 13 de outubro.Realizado por Juçara Figueiredo Produções, o festival está no município pela terceira vez e é gratuito. Após sucesso na praia de Pipa-RN, em agosto, o Fest agora se prepara para levar os sopros do jazz para o outro paraíso potiguar.

Com formato alicerçado às características de São Miguel do Gostoso, a estrutura terá um grande palco na Praia da Xêpa, com shows noturnos,e polos diurnos em outras praias do município. A abertura do Festival acontece na quinta-feira (10.10), às 20h, no Polo Praia de Maceió. E, como não poderia ser diferente, também tem oficinas socioambientais e workshops musicais.

Já no primeiro dia (10.10), tem oficina para alunos da rede pública de 06 a 12 anos, sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica, Cristina Lunardi. Na sexta (11.10), o arte-educador, André Renan, trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal. Também na sexta (11.10 – para alunos de 06 a 12 anos), o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E,excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público, adulto e infantil, no domingo (13.10). No sábado (12.10), workshop musical, com o compositor, cantor e guitarrista, Gabriel Yang, na oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas (inscrições através do contato@festbossajazz.com.br). Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.

No setor das atrações musicais, no line-up a Blues Beatles (SP) é presença confirmada. Recém-chegados de uma turnê nos Estados Unidos, a banda vem conquistando fãs no mundo todo pelo encontro da sonoridade vocal dos Beatles e com ritmo contagiante do blues, fazendo uma música poderosa e ao mesmo tempo agradável. Formada por Marcos Viana na voz principal, Flávio Naves no Hammond B3 e piano, Igor Prado na guitarra, Bruno Falcão no baixo e backing vocal, Fred Barley na bateria e backing vocal. O resultado é um show inovador. 

O baterista autodidata, Erickson Grillo (RN), também faz parte da programação. Em maio deste ano lançou seu primeiro trabalho solo “Trilhando”, com composições próprias e parcerias no universo da música instrumental. No disco, participações de nomes, como: Jubileu Filho, André Neiva, Antônio de Pádua, Diego Brasil, Ricardo Bava e outros.

O grupo Los Chaskys, formado pelos músicos peruanos, Ricardo Reyes Marin (voz e violão), Elman Reyes Marin (guitarra e vocais), Santiago Scandel e Gabriel Ceballos (percussão e vocais) são fixados na Praia da Pipa e levam todo o frescor e suingue de ritmos latinos como Salsa, Cumbia, Merengues e Boleros para São Miguel do Gostoso. 

E a Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau-RN, fundada em 1910 pelo Padre Joaquim Honório da Silveira, atualmente conta com 50 integrantes e está sob a regência de Damião Senna leva toda sua experiência ao Festival. 

O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, e do Mantra Residence Gostoso.

Fest Bossa & Jazz – 10 Anos

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 150 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

Nesses 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig, The Cinelli Brothers, Indiana Nomma e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Lan Lanh, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Banda Terráquea e Cacá Magalhães e muito mais.

O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música e atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.


Deixe um Comentário