Cultura

Fest Bossa & Jazz chega a São Miguel do Gostoso; grande palco será montado na Praia da Xêpa

NO GRANDE PALCO DO FESTIVAL JÁ SE APRESENTARAM NOMES CONSAGRADOS DA MÚSICA INTERNACIONAL E NACIONAL

Os fortes ventos de São Miguel do Gostoso vão soprar acordes de bossa e jazz a partir desta quinta-feira, 10. É o início da edição comemorativa de 10 anos do Fest Bossa & Jazz, que vai movimentar a praia com 12 shows gratuitos até domingo, 13, além de oficinas, workshops e jam sessions. O Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e Secretaria de Turismo, apoia a realização do evento.

O festival contará com um grande palco na Praia da Xêpa – onde acontecerão os shows noturnos -, além de três polos diurnos: o Maceió, Idílico e o Jack Sparrow. Na lista de atrações, um verdadeiro intercâmbio cultural com bandas locais, nacionais e internacionais. Tudo gratuito para turistas, visitantes e moradores. Realizado por Juçara Figueiredo Produções desde 2010, o evento já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

“O Fest Bossa & Jazz consta no Plano de Aplicação que recebemos da administração passada, já é tradicional no calendário cultural do Estado e todo ano o Governo do Estado apoia a realização do evento por meio do Governo Cidadão e Setur. É mais uma maneira de promover o turismo e o intercâmbio cultural através de shows, oficinas e workshops para a população”, destaca o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro. 

Atrações e Programação

Atrações como Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Peru), Bossa & Jazz Street Band (RN), Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN) e  Blues Beatles (SP) movimentarão as ruas e praias durante quatro dias.

A abertura musical fica por conta de Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), na quinta, a partir das 20h, no Polo Maceió. Em seguida, às 21h30, o grupo Los Chaskys (Peru) leva todo o suingue de ritmos latinos. Para finalizar a primeira noite, jam session no Palmira Restaurante.

Na sexta, 11, a Bossa & Jazz Street Band sai em cortejo pelas ruas às 19h30 rumo à Praia da Xêpa, mesmo local onde a Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN) sobe ao palco a partir das 20h. O carioca Ricardo Silveira, que traz um repertório baseado em toda sua carreira, toca às 21h30 e a big band Funkeria (PB), que promete colocar todo mundo para dançar, se apresenta às 23h. Depois tem jam session no Bar Trem das Onze.

No sábado, 12, a música começa a partir das 14h30 com cortejo da Bossa & Jazz Street Band, partindo para o Polo Idílico com shows de Erickson Grillo (RN) e Melly (BA/RN). À noite, às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório (RN) transforma as areias da Praia da Xêpa em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, sob a regência de Damião Senna e com participação especial da cantora potiguar Samara Alves, revelação do The Voice Brasil.

Em seguida, a potiguar Khrystal canta Elis em apresentação exclusiva, e finalizando a noite nos palcos, se apresenta o grupo Blues Beatles (SP), que vem conquistando fãs no mundo todo. Por fim, às 23h50 o Spaço Mix recebe jam sessionNo último dia de festival, 13, a programação é toda diurna, com cortejo às 13h30 e shows de Melly e Funkeria, no Polo Jack Sparrow. O Fest Bossa & Jazz é realizado por Juçara Figueiredo Produções. 

Oficinas e Workshops

O Festival também oferece oficinas e workshops gratuitos para diversas faixas etárias. Na quinta tem oficina para alunos da rede pública de seis a 12 anos, sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica Cristina Lunardi. Na sexta, o arte-educador André Renan trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal.

Também na sexta, o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E, excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público adulto e infantil no domingo, 13. No sábado, 12, é a vez do workshop musical com o compositor, cantor e guitarrista Gabriel Yang, na oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas. Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.

Fest Bossa & Jazz – 10 Anos

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 170 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

Nesses 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig, The Cinelli Brothers, Indiana Nomma e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Lan Lanh, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Banda Terráquea e Cacá Magalhães e muito mais.

O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música e atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.



Deixe um Comentário