Economia

Fábio Faria promete ampliar conectividade no campo para apoiar agronegócio

FOTO: DIVULGAÇÃO

Começou hoje o maior e mais famoso evento agropecuário do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi 2020.  Com transmissão ao vivo pela internet, a solenidade de abertura contou com a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a importância do agronegócio para a economia do Brasil e prometeu ampliar a conectividade no campo.

“O Ministério das Comunicações atua em parceria com os demais ministérios e já temos demandas para o campo em áreas como a educação, por exemplo, levando internet para as escolas rurais; na saúde, garantindo conectividade nos hospitais; e com a ministra Tereza Cristina temos trabalhado para garantir conectividade para o agronegócio. Estamos contribuindo com o crescimento, levando internet para onde não tem, nas fazendas, nos locais mais distantes… garantindo acesso à tecnologia na lavoura, no controle da safra, do rebanho, facilitando a comunicação, auxiliando inclusive na segurança, já que hoje muitas pessoas têm medo de ficar nas suas fazendas porque não conseguem se comunicar”, destacou o ministro.

Norte de Nordeste como prioridade

Fábio Faria destacou que esse novo tempo já começou e os novos acessos já estão em andamento com programas como Wifi na Praça e nos espaços públicos, tendo o RN, inclusive, sendo incluído na primeira fase com 35 municípios. O primeiro deles foi Ipanguaçu, com internet banda larga gratuita instalada e entregue durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Estado.

“Nossa prioridade são as regiões Norte e Nordeste, onde há menos acessos. Hoje o Brasil tem 80% da sua população com internet, mas ainda existem outros 3 milhões de brasileiros sem qualquer acesso. Até o fim de 2021 esperamos levar essa conectividade a todos, principalmente depois do leilão 5G que vai ampliar a cobertura em todo país”, ressaltou.

Destacando, ainda, que o agronegócio está impulsionando a economia brasileira e ajudando o país a enfrentar e superar os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus, o ministro Fábio Faria  ainda lançou um desafio para que os gestores locais e representantes do setor produtivo apresentassem projetos para o RN na área da comunicação, algo novo, pioneiro, para que ele possa viabilizar por meio do Ministério.


Comente aqui