Cidades

Estácio e STTU realizam evento para valorização da vida no trânsito

Alinhado com o Movimento Maio Amarelo, a Faculdade Estácio de Natal – unidade Alexandrino, promove um evento de palestra e debates filosóficos com o tema “Valorização da Vida”. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) por meio do Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio – NAVE. A programação ocorrerá na próxima terça-feira, 21, às 18h30, na instituição de ensino. A participação é aberta à comunidade gratuitamente.

Em todo o mundo, a campanha Maio Amarelo tem como proposta chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Somente no Rio Grande do Norte, entre janeiro de 2016 e novembro de 2018, foram registrados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) 17.901 acidentes envolvendo todo tipo de veículo no estado, que resultaram em 37.104 pessoas feridas e 1.498 mortes. De acordo com Emmanoel Monteiro, coordenador do projeto NAVE, o objetivo deste evento é “levar as pessoas à reflexão sobre a vida diante das adversidades do cotidiano no trânsito e que fatores têm influência sobre a mente e o corpo”.

O palestrante principal do evento será Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, filosofo, mestre em Ciências Sociais, doutor em Estudos da Linguagem e pós-doutorado em Linguística. Ivanaldo também é sócio fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) e membro do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB). Também serão debatedores do tema a educadora física Leila Maia e o filósofo Guto de Castro.

Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza neste sentido. Surge então a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com a cor amarela que simboliza atenção e também a advertência no trânsito, o objetivo da campanha é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades no assunto.


1 Comentário

Deixe um Comentário