Política

Entre os novos candidatos a vereador, ex-secretários de Carlos Eduardo não foram citados na pesquisa Consult; exceção foi ‘Dudu’ Machado

ENTRE OS NOVOS CANDIDATOS A VEREADOR, LUIZ EDUARDO MACHADO FOI O ÚNICO EX-SECRETÁRIO DO PREFEITO CARLOS EDUARDO A APARECER NA PESQUISA CONSULT

ENTRE OS NOVOS CANDIDATOS, LUIZ EDUARDO FOI O ÚNICO EX-SECRETÁRIO  A APARECER NA PESQUISA CONSULT

Além do expressivo percentual de 77% de eleitores que estão sem candidato ou indeciso, a pesquisa realizada pelo Novo Jornal, 98FM e Consult revela um fato interessante com relação a eleição para a Câmara Municipal de Natal: dos ex-secretários do prefeito Carlos Eduardo Alves, que disputam pela primeira vez uma vaga no Legislativo natalense e que se desincompatibilizaram recentemente dos cargos que ocupavam,  apenas o ex-secretário de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado (PPS), o ´Dudu Machado´, conseguiu pontuar, sendo lembrado  por 0.8 dos eleitores entrevistados.

Outros ex-secretários, como Sávio Hackradt (PDT), que presidiu a Urbana, e Kleber Fernandes (PDT), que ocupou a Casa Civil e mais recentemente o Procon Natal, não foram citados na amostragem estatística. Tanto Kleber, quanto Hackradt, são nomes considerados, no intra muros da gestão municipal, como sendo da “cozinha” do prefeito Carlos Eduardo Alves.

Segundo observa alguns analistas políticos, a baixa performance de ambos na pesquisa Consult revela que o prefeito não está transferindo votos para os seus aliados mais próximos, que se abrigam sob a legenda do PDT.

savio-2

SÁVIO HACKRADT NÃO FOI CITADO NA PESQUISA; EM 2014 ELE FOI O CANDIDATO DO PREFEITO  CARLOS EDUARDO A DEPUTADO FEDERAL

KLEBER FERNANDES

KLEBER FERNANDES  NÃO FOI LEMBRADO PELO ELEITORADO, APESAR DE TER PRESTÍGIO JUNTO A GESTÃO MUNICIPAL

Os analistas relatam ainda que a ocupação de cargos estratégicos na gestão pública já não serve com tanta intensidade como ferramenta para alavancar votos. O fato de uma pessoa ter ocupado um cargo relevante na gestão pública não implica, segundo observa alguns analistas políticos,  em diferencial para uma candidatura, caso o seu ocupante nãos seja identificado nas comunidades pelo serviço que tenha prestado. “A exceção dessa premissa é o poder econômico, que ainda pode viabilizar a obtenção de mandatos a candidatos sem serviços prestados”, explica a fonte.

Se a ocupação das vagas na Câmara Municipal do Natal dependesse unicamente da ordem de votos, sem levar em consideração as coligações, o noviço Dudu Machado estaria eleito, entre os dez candidatos mais votados. Aliás, as intenções de votos pró Machado superam até mesmo as do ex-titular da Secretaria de Serviços Urbano, vereador Raniere Barbosa, também do PDT de Carlos Eduardo; e as do músico Júnior Grafith, que também participou da gestão municipal e já exerceu mandato de vereador, após ter ficado em uma suplência no último pleito.

RESULTADO

A pesquisa citou um total de 70 nomes como prováveis candidatos. Desse conjunto, apenas um político conseguiu ser citado por 2% dos entrevistados: o vereador Luiz Almir (PR). Desse percentual, a maior parte das respostas a favor dele veio da zona Norte. Em seguida vem Ubaldo Fernandes (PMDB) (1.4%), com maioria na Zona Leste). Em seguida vem Eudiane Macedo (SD), com 1.3% e muito lembrada na Zona Norte.  A professora Amanda Gurgel (PSTU), campeã de votos na eleição passada, foi a quarta mais lembrada com 0.9% das intenções, com maior concentração na zonas Sul.

Na sequência vem Afrânio Amorim e Dinarte Torres também com 0.9%; Dagô, Chagas Catarino, Aroldo Alves e Eduardo Machado com 0.8%; Ranieri Barbosa, Gilmar, Jacó Jácome e Júlia Arruda com 0.6%; Marcos Antônio com 0.5%; Franklin Capistrano, Maurício Gurgel, Leomar dantas, Júlio Protásio, Adriana Trindade e Zé Humberto, com 0.4%; George Câmara, Daniel Arruda, Cláudio Porpino, Joselito, Dickson Júnior, Klaus Araújo, Preto aquino e Aquino Neto com 0.3%.

LEMBRADOS

Assim, na sequência, também foram lembrados Robson Barbosa, Antônio Jácome, Ari Gomes (0.3%).  Em seguida vem os candidatos citados por 0.1% dos entrevistados:  Geraldo Alencar, Nivaldo Bacurau, Cícero Martins, Albert Dickson, Paulo, Júnior Grafith, Humberto Fernandes, Davi, Daniel Dantas, Eleika Bezerra, Lucélia Targino, Robson Carvalho, Moacir Soares, Padilha, Ariberto, Buda, Adão Eridan, José Odon, Jackson capixaba, Zenaide, Bispo Francisco de Assis, Daniel Souza, Arquelau, Severino Ramos e Chiquinho de Mãe Luíza

Também com 0.1% das intenções foram lembrados, Walter Alves, Ana Paula, Manoel do Cação, Sandro Pimentel, Capitão Styvenson, Adenúbio Melo, Márcio Dantas, Gilson Moura, Paulo Enfermeiro, Hermano Morais, Marcia Godeiro, Clotilde Godeiro, Godeir, todos estes com 0.1% das menções.


Deixe um Comentário