Saúde

Emenda de Fabio Faria garante 35 novos leitos de UTIs para o Walfredo Gurgel

AO TODO, O WALFREDO GURGEL ADQUIRIU 239 NOVOS LEITOS ESTE ANO, EM SUBSTITUIÇÃO AOS ANTIGOS

Acabou a espera. Chegam nesta segunda-feira (07) os 35 novos leitos para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A aquisição foi possível a partir do recebimento de uma Emenda Parlamentar disponibilizada pelo Deputado Federal, Fabio Faria, no valor de R$ 2 milhões, em dezembro de 2017. Ao todo, o Walfredo Gurgel adquiriu 239 novos leitos este ano, em substituição aos antigos que, há tempos, já não apresentavam mais condições de uso.

“O tratamento de qualquer paciente passa também pela forma digna como ele deve ser assistido. E estes novos leitos com certeza trarão maior conforto e respeito para os Norte-riograndenses que precisam e fazem uso do Walfredo Gurgel”, afirma a diretora administrativa do HMWG, Luzicínia Costa.

As novas camas são totalmente articuláveis, permitindo elevação de dorso, altura e joelhos, são comandadas por motores blindados, bivolt, com unidades de baterias recarregáveis, acionados através de controle remoto com fio e com dispositivos de segurança. O HMWG conta atualmente com cinco UTIs, sendo uma pediátrica e quatro adultas.

Em novembro passado, o Walfredo Gurgel recebeu 204 camas manuais, confeccionadas em inox, com três manivelas, totalmente articuláveis, também permitindo elevação de dorso, altura e joelho.

Há anos vítima do fantasma da superlotação, a troca dos leitos, no entanto, não criou novas vagas para atendimento ou internamento na unidade. “Que fique muito claro, não estamos criando novas vagas no hospital. Até porque isso não é possível. Já vivenciamos uma sobrecarga diária com corredores lotados. Estas camas são para substituir as que estavam em uso e que já não possuíam mais condições de abrigar um doente. As antigas estavam todas em péssimo estado de conservação. Urgia essa substituição”, explica a diretora geral do HMWG, Fátima Pereira.

O recurso federal disponibilizado pelo Deputado ainda permitiu a aquisição de novos monitores multiparâmetros com capinógrafo (oito), poltronas do papai (90), escadas hospitalar (180), macas do tipo fawler (que permitem inclinação de 30°), monitores multiparâmetros (oito) e cardioversor (seis).


Deixe um Comentário