Política

Emenda aprovada na Câmara Municipal prever primeiro Centro de Exame por Imagem de Natal

Foto: shutterstock

Natal poderá ter seu primeiro Centro de Exame por Imagem. Polo menos é o que se espera diante da iniciativa do vereador Dickson Júnior (PSDB) neste sentido. Tendo aprovado em abril passado, na Câmara Municipal de Natal, Emenda Impositiva (que estima a receita e fixa a despesa do Município do Natal para o exercício financeiro) da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 com o mesmo propósito.

Nessa terça-feira, 25 de junho, o vereador conseguiu ainda três emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 que preveem a implantação deste serviço próprio, assim como aquisições de 100% dos equipamentos e 100% dos insumos necessários ao pleno funcionamento.

“Estamos insistindo no mesmo objetivo porque o déficit desses procedimentos chega a 25 mil na capital potiguar, confirmando a enorme necessidade dos munícipes, que esperam muito para realizar este tipo de exames. A busca por ultrassonografias, raios-x, tomografias, ressonâncias e outros exames por imagem é muito alta e, infelizmente, Natal ainda não possui o serviço próprio. Com as aprovações na LOA – para construir essa estrutura – e agora na LDO para garantir os equipamentos e insumos, esperamos que a gente consiga viabilizar esse necessário Centro de Exame por Imagem do nosso município”, enfatiza Dickson.

LDO + LOA

As emendas de Dickson à Mensagem do Poder Executivo nº 0021/2019 (LDO) são destinadas ao Programa Viver com Saúde, com previsão de utilização do Fundo Municipal de Saúde, dentro da ação para a estruturação e manutenção de rede física dos serviços de atenção especializada. Já na LOA, votada ha dois meses, a emenda impositiva no valor de R$ 140.000,00 foi dentro das ações de estruturação e manutenção da rede física dos serviços de atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde.


Deixe um Comentário