Política

Em visita a Ponta Negra, Prefeito Álvaro Dias inspeciona nova escadaria e obra de contenção da praia

ÁLVARO DIAS ELOGIOU O MOBILIÁRIO DE BANQUINHOS DE MADEIRA, INSTALADOS AO LONGO DA ESCADARIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou na tarde desta terça-feira (2) a orla de Ponta Negra para conferir a intervenção urbana realizada pelo empresário Joselito Batista na escadaria que leva a praia.  Acompanhado do secretário Tiago Mesquita, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMURB), o prefeito elogiou a iniciativa e orientou o empresário a seguir com os trâmites legais para legalizar o empreendimento recém-construído.

Dono de dez lojinhas no terreno onde no passado funcionou o lendário Casablanca, na famosa Ladeira de Ponta Negra, o empresário disse ter sido alvo de ‘fake news’ em suas redes sociais, na qual tinha sido multado em 40 mil reais pela prefeitura de Natal. “Não existe multa para o empresário que reformou a escadaria de Ponta Negra. O espaço ficou muito bonito e nós incentivamos esse tipo de intervenção artística que possa acontecer dentro da legislação. Assim como foi feito no Beco da lama, queremos contemporizar e celebrar a parceria da iniciativa privada”, disse o chefe do Executivo municipal.

Álvaro Dias elogiou o mobiliário de banquinhos de madeira, instalados ao longo da escadaria, e a preocupação do empresário com colocação de câmaras de segurança. “Vamos buscar uma forma de fazer uma parceria, para que além do investimento feito por ele, nós possamos somar e melhorar ainda mais o espaço. Vamos convocar os artistas locais para intervenção artística no corredor da escadaria deixando o local ainda mais convidativo e turístico para fotografar e levar uma lembrança dessa praia tão bonita”, elogiou.

O secretário Tiago Mesquita confirmou que não existe ilegalidade na área pública, mas que dará celeridade ao novo processo para que o empresário possa legalizar seu empreendimento através do habite-se. Além das dez lojinhas, no terreno foi construindo um restaurante que serve como mirante com vista para a av. Erivan França e Morro do Careca.

O empresário ressaltou o profissionalismo da prefeitura e agradeceu a visita dos gestores. “Eu quis esclarecer que não fui notificado pela reforma da escadaria, mas fui orientado quanto ao andamento da reforma”, explicou Joselito.

Durante a visita, turistas vindas do Rio Grande do Sul aproveitaram para tirar fotos na escadaria colorida. “Já visitamos vários lugares, mas Natal é mais bonita”, elogiaram.

Via costeira

Álvaro Dias percorreu outras áreas da orla Sul e presenciou a execução da obra de proteção costeira que evitará o processo erosivo da área. A estrutura terá 393,6 metros com objetivo de impedir o avanço do mar e proteger a estrutura da orla de Ponta Negra.

O sistema utilizado de blocos pré-moldados, um de tecnologia Holandesa, foi elogiado por trabalhadores que possuem quiosques na área, por ter um apelo ambiental e paisagístico mais satisfatório.

“Vim conferir o andamento da obra de proteção dessa importante praia turística de Natal,  que gera emprego e renda e que estava sendo constantemente deteriorada pelo avanço do mar. Com o uso dessa nova tecnologia, pretendemos resolver definitivamente o problema do calçadão”, comentou  o prefeito.

 “Isso aqui vai ficar muito bom depois de concluída a obra. A estrutura de blocos de fato será melhor por que não permite a proliferação de ratos e facilita acessibilidade”, disse o comerciante Pedro.


Comente aqui