Política

Em iniciativa inédita, PSOL de Natal oficializará 1ª candidatura majoritária coletiva em convenção virtual

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O diretório municipal do PSOL de Natal promove neste sábado, a partir das 18h, sua  Convenção para definição das candidaturas as eleições deste ano. O evento, que será virtual, marca o lançamento da Coletiva do SOL, a primeira candidatura coletiva para a Prefeitura de Natal, e também das candidaturas para a Câmara Municipal. A chapa contará com quatro nomes para compor uma inédita gestão coletiva para a capital do Rio Grande do Norte.

A Coletiva do SOL é formada por Nevinha Valentim, Danniel Morais, Liliana Lincka e Sol Victor. A campanha se propõe a discutir o bem viver em Natal a partir de quatro princípios: o direito à cidade, a preservação do meio ambiente, a vida das mulheres natalenses e a gestão participativa do poder municipal.

Conheça um pouco sobre cada um dos cocandidatos à prefeitura de Natal:

Nevinha Valentim é historiadora e bancária aposentada. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Bancários e atualmente é militante pelo direito à cidade. Integrou o Conselho da Cidade de Natal, representado os bairros Ponta Negra, Capim Macio, Pitimbu e Neópolis; do Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab), como representante da Associação dos Usuários dos Serviços de Saneamento Ambiental (Assussa); e do Conselho Estadual de DH e Cidadania (Coedhuc), representando a ONG Mutirão. Sua atuação comunitária no bairro de Ponta Negra inclui a participação no Coletivo Dez Mulheres e no Fórum Vila em Movimento. Além disso, Nevinha atua como articuladora na Conexão Natal de Direitos, movimento da sociedade civil que surgiu do Comitê Popular Natal Copa 2014, e do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental-Núcleo RN.

Danniel Morais é administrador hoteleiro e estudante de Direito na UERN. Foi presidente do Diretório Municipal do PSOL e atualmente ocupa a presidência do Diretório Estadual do partido. “Acredito na possibilidade de transformação da nossa sociedade através das bandeiras que o PSOL representa, os aspectos de inclusão social, pluralidade, sustentabilidade e luta pelas garantias dos Direitos humanos são as principais bandeiras que movem na militância política. Natal passa por uma grande crise de representação política. Os mesmos grupos políticos por décadas se revezam no poder sem nenhuma possibilidade de participação real do povo nos espaços políticos/institucionais. Na busca de construir algo que possa se apresentar como uma possibilidade de representação plural e despersonalizada no cenário político da nossa cidade, me senti instigado a participar desse projeto de mandato coletivo”, afirma.

Liliana Lincka é graduada em Filosofia e Letras Português pela UFRN e mestre em Filosofia pela UFPB. É servidora aposentada do Ibama, onde atuou na educação ambiental na perspectiva da gestão ambiental. Também lecionou as disciplinas de Gestão Ambiental e Filosofia para os cursos de Turismo e Administração em instituições de ensino superior. Fundadora do PSOL no RN, foi candidata a deputada federal em 2016. “A Natal de hoje está longe daquela cidade que me encantou a ponto de a escolher para morar e educar meus filhos. Aceitei o convite para integrar a candidatura majoritária do PSOL, porque acredito que posso dar minha contribuição na construção de uma cidade onde todos os seres vivos, humanos e não-humanos, sejam tratados com dignidade e respeito”, acredita.

Sol Victor é formada em Ciências Sociais e mestranda em Ciências Políticas pela UFRN. Natural de Natal, passou a infância em Carnaubais no interior do RN, mas há 23 anos mora na Zona Norte de Natal. Atua na área de seguros há 20 anos junto com seu pai. Se filiou ao PSOL em 2015, e participou dos pleitos eleitorais em 2016 como candidata a vereadora de Natal e em 2018 a deputada estadual.

Além da definição da Coletiva do Sol, a convenção municipal do PSOL deve homologar outras 34 candidaturas para a Câmara Municipal, sendo quatro delas também de mandatos coletivos.


Comente aqui