Geral

Em discurso machista, Edir Macedo prega que mulheres devem estudar apenas até o ensino médio

BISPO UTILIZA FILHAS COMO EXEMPLO PARA FALAR QUE MULHERES DEVEM SER SUBMISSAS AOS MARIDOS. FOTO: REPRODUÇÃO

Por Elane Nascimento

Vídeo de culto com pregação machista do líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Rercord, bispo Edir Macedo, fala aos fiéis sobre ser contra que mulheres possuam grau de ensino superior e citou como exemplo as próprias filhas. Segundo o bispo, Viviane e Cristiane, suas filhas, não cursaram a universidade para que não se tornassem “cabeças” do relacionamento.

Você vai fazer até o ensino médio. Depois, se você quiser fazer a faculdade, você que sabe, mas até o seu casamento você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio. Porque se a Cristiane. Vem cá, Cristiane. Se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça. Não é isso? E se ela fosse a cabeça, não serviria a vontade de Deus”, diz Edir Macedo, usando como exemplo umas de suas filhas que estava presente na celebração.

O líder ainda fala contra a atual educação dada às filhas mulheres. Segundo ele, ensinar a mulher que não se sujeite ao marido, o casamento dessa estará fadado ao fracasso e que existem mulheres “inteligentíssimas que não sabem encontrar o cabeça”, insinuando que o nível de instrução gera infelicidade.

“Um homem tem que ser cabeça porque se não forem cabeça o casamento deles estará fadado ao fracasso. Mas, não é isso que se ensina hoje. O que se ensina hoje é: minha filha você nunca vai ficar sujeita a um homem. Você não vai ficar sujeita a um homem. Então, está bom, vai ficar sujeita à infelicidade. Porque não existe família, não existe felicidade, a mulher cabeça e o homem corpo. É fracasso. E deve ter mulheres aqui que sabem o que estou falando: tem mulheres inteligentíssimas que não sabem onde encontrar o cabeça. Verdade: sim ou não?”, questiona o bispo.

Retrocesso

Lamentável ver que a tal “pregação” de que mulheres são submissas, inferiores, nasceram apenas para parir, por barriga no fogo e no tanque de roupas, a que nasce e cresce apenas para viver à serviço do cônjuge ainda é disseminada. Não é por menos que vemos tantos casamentos que fracassaram justamente por motivos financeiros.

Vivemos numa época em que manter-se sozinho é um verdadeiro suplício. Comida cara, moradia nem se fala. Paga-se para ser gerado, nascer e até para morrer! Na matemática do relacionamento, ambos somam, dividem e resolvem equações com resoluções, muitas vezes, inimagináveis para construir “suadamente” uma vida melhor e, se der, trazer mais uma vida para abrigar o mesmo “lar doce lar”.


45 Comentários

  • Não estou admirado. No seio da humanidade sempre haverá os que correm na frente e os que ficam no atraso. Edir Macedo é um dos que correram na frente com vida financeira cheia de abundância, enquanto prega para os outros atraso medieval! Besta de quem for na onda, pois as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens. Pregar balelas já é demais, coi-
    tadinhas das mulheres que forem na onda desse troglodita!

      • Bom. Se o casamento dele e das filhas está funcionando bem nesse esquema, é natural ele aconselhar que outros o façam.
        Pode-se não concordar com ele mas o casamento dele já dura uns 50 anos.
        Diferente de artistas moderninhos que não conseguem manter um casamento mais de 03 anos.

        • LOL a culpa é da escolaridade. Essas moças devem ter sido criadas em sibmissão. de certo um casamento em submissão de 50 anos, pode ser considerado de sucesso se não se souber que há submissão, ou inclusive se esta for algo completamente tranquilo. Vamos trocar as sais, senhor Bispo, seja mulher, que nós mulheres seremos homens, e acredite que se Deus fosse uma mulher e que vos submetesse à submissão também vocês iriam achar tudo muito engraçado de certeza.
          Querem a verdade : Não é a religião, é o homem que a pratica e a prega, à religião e a todas as ideologias que se queiram ver de um certo prisma. Aquele que mais jeito der. Sou mulher, Licenciada, numa união de facto, e nesta casa não ha lideres, há companheirismo e companheiros. Duas pessoas que se amam e que se ajudam , sem pisar e sem serem um mais do que outro. Juntos são o que sozinhos nunca poderiam ser.
          Por isso, esse discurso de ódio contra as mulheres e a favor da ignorância só demonstra estupidez – sim isto é um insulto – e demonstra todo o tipo de retrocesso. Uma vergonha para a civilização mundial ,e de todos os tempos. Num tempo em que a informação e a educação nos deveriam livrar de tipos como este tipo, é o tempo em que parece a o seu fundamentalismo é autorizado, incentivado e mais, compreendido e praticado. Chega, meus queridos. Querem igualdade, respeitem-nos. Querem desigualdade, terão guerra, porque nenhuma mulher , com ou sem estudos gosta de ser maltratada, e lamento porque negar educação, é maltratar um ser humano com sonhos, desejos, e quereres mais profundos que não dependem do outro, mas sim da sua realização pessoa. Aquela que este senhor prega de sorriso nos lábios, porque ele de certo trabalha e estudou para o que quis, sem que a sociedade lhe dissesse assim: Ah não, o senhor é uma senhora, não pode estudar, a lei não permite. Aos olhos da lei o senhor sendo uma senhora não tem direito, sabe? Não é o mesmo ser humano, porque embora seja Homem, é uma mulher, então lamento mas o seu cerebro, a sua condição social, e a sua hormonas impem-de de ser o Homem que quer ser. Lamento. NEEEXT ” – Pronto é isto, se quiser falar comigo, ajudo-o aí a entender alguns pontos mas profundamente, inclusive que dinheiro não é saúde, que dinheiro não é felicidade, e claramente não compra a vida de ninguém.

  • É lamentável que no século XXII, um idiota machista, como esse explorador milionário da fé, faça um discurso como esse. As mulheres nasceram para gerirem suas vidas como desejarem .Se casarem, não existirá um cabeça! O lar equilibrado tem duas pessoas que compartilham a vida em igualdade de direitos e deveres, independente do grau de formação de ambos. Velho estúpido!

  • JESUS, como ele é bossal, na Bíblia, quando atendeu o pedido dela nas Bodas de Cana. E Deus a levou quando escolheu Maria, para ser sua mãe, porque JESUS é o pai que veio a terra. E o Edir Macedo, quer rebaixar.

  • Nao me surpreendo em ouvir isso de um líder religioso. Parece que todas as religioes não estão nem um pouco preocupadas em mudar essa linha de pensamento. Caberia aos que frequentam esses templos, abrirem suas cabeças e começarem a questionar sobre a veracidade do que tentam lhes passar – essa é uma delas.

  • Esse atrasado está simplesmente mostrando que para ele o poder do dinheiro torna o ser humano masculino, machista e dominador,rico pobre de espírito,rebaixar as mulheres,de onde tú vens…Este mundo está precisando de mais Amor,mais reconhecimento dos direitos dos outros/outras,e isto vc não sabe dar a ninguém…

  • Lamentável um líder fazer isto….sou casada a 25 anos cristã ,tenho grau superior e meu esposo tem uma formação técnica….nem.por isso deixo de respeita lo e deixar de assumir seu papel de homem e pai dentro do nisso lar.

  • com esta fala, ele deixa claro que ele quer que as mulheres fiquem sempre sem informação e formação para que ele possa cada vez mais se manter na sua posição e não ser questionado por elas

    • Adão nasceu de uma mulher? Foi educado por uma mulher? Ele não é contra a educacao de mulheres é sim pretende chamar uma maior atenção para um certo grupo de mulheres que quando têm um nível superior lutam para serem o cabeça da família. Eu vivo em Moçambique são muitos dos casos que acontecem quando o homem com um nível de escolaridade investe na educação media, ou superior esta paga-lhe com um preço muito negativo, despreza e o abandona-o porque já não é da sua classe. Ele discursou não apenas às mulheres brasileiras mas ao que se passa ao redor do mundo que ainda tem compreender o que cada um deve fazer num relacionamento. O seu discurso ultrapassou as fronteiras brasileiras e tem sentido. Deus é a cabeça de Cristo e este a caneca do homem e finalmente, o homem a cabeça da mulher.

  • Primeiro de tudo… Nenhum homem vem ao planeta sem passar pela barriga da mulher, nem mesmo Jesus, budha, gandhi e tantod outros e outras muheres que fizeram parte da historia da humanidade. Sim ele que voltar há epoca em que mulheres eram totalmente escravas em um tudo. Então quero ver se um louco ou próprio sistema do universo ou que solte um vírus no planeta e nunhuma mulher puder engravidar e como fica a humanidade… Acaba simplesmente tudo seu hipócrita. Então mulheres vocês tem o dom de dar a vida. Acordem

  • Em outras palavras : Ele quis dizer que homem é tudo “burro”. E Basta a mulher estudar ao mesmo grau que o ” cabeça” e ele é degolado… ou seja , com mesmo estudo, e ela é mais inteligente… vejamos Adão e Eva seguindo o raciocínio do bispo: Adão primeiro exemplo do homem desmerecido de inteligência, nao conseguiu seguir uma simples , objetiva e clara ordem de Deus… o livre arbitrio ja imperava… E ele fez o q ? Seguiu a cabeca da mulher e depois fez o q todo bom “cabeca” sabio faz…disse: – A mulher que me destes por companheira, ela me deu do fruto, e comi…” Sabe-se que por natureza o homem sempre será subjugado à mulher… por isso por milênios o homem sapien se utiliza da ignorancia, temor a Deus, opressão e muitas vezes da violência.. para nao correr esse risco novamente… E assim mais uma vez aponta o dedo para acusar a mulher passando por cima de seus erros.

  • Como um sujeito desse ainda consegue fiéis? Essa gente não questiona nada? Como assim mulher não deve estudar? O pior é ler no comentário mulheres que defendam essas maluquices… Voltamos a idade média?

  • Cadê o vídeo?
    Não vejo nada de contraditório, pois é a verdade, se a mulher tiver um salário melhor, ou mais conhecimento acabam levando para o relacionamento o tom de superior ao relacionamento, assim também acontece com os homens, por isso que hoje às mulheres tem os mesmos direitos que homens. No caso do exemplo da filha, ele tem o direito de criar seus filhos do jeito que quiser e pega o exemplo quem quiser, no mais depois do casamento ela estaria livre para estudar e parece ser feliz do jeito que é no seu casamento, caso seja verdade essa fala do Macedo.

  • Totalmente fora dos parâmetros divinos. Se Deus quisesse que estivéssemos abaixo dos homens não nós teria feito da costela. Deus quer que andemos ao lado de nosso esposo. Para que possamos construir um verdadeiro lar. Simples assim!

Deixe um Comentário