Geral

Durante reunião na Renânia, Presidente da Fecomércio defende estabelecimento de cooperação técnica para novas tecnologias

Comitiva potiguar liderada pelo Presidente do Sistema Fercomércio. Foto: Divulgação\Assessoria

Durante a audiência, com o Ministro da Economia, Transportes, Agricultura e Vinicultura da Renânia-Palatinado, Volker Wissing, o presidente da Fercomércio, Marcelo Queiroz, apresentou um resumo de algumas das principais potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte e os resultados do já consagrado Projeto Verena, operado pelo Senac RN e surgiu da parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009.

Marcelo Queiroz também entregou uma carta de intenções, com foco em novos projetos que podem ser desenvolvidos dentro da parceria já consolidada entre RN e Renânia. Segundo ele, diante dos desafios para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, o Sistema Fecomércio tem buscado estreitar parcerias estratégicas nacionais e internacionais, criando uma ambiência positiva para geração de negócios, emprego e renda no estado.

Foto: Divulgação\ Assessoria

“Um dos principais exemplos neste sentido é exatamente nossa parceria com o governo da Renânia-Palatinado. Agora, queremos abrir diálogo para estabelecimento de cooperação técnica com foco na transferência de tecnologias, formação profissional e abertura de mercados, a partir de dois novos eixos de atuação: Internet das Coisas e Cidades Inteligentes”, afirmou.

O cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert, destacou que houve grande receptividade à proposta. “O ministro está há relativamente pouco tempo no cargo e este momento foi importante para apresentarmos o histórico desta longa parceria. Ele ficou muito interessado pelas oportunidades que foram apresentadas, sobretudo em temas como Cidades Inteligentes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0, Internet das coisas e Inteligência Artificial. A cidade de Kaiserslautern, na Renânia, é pioneira em estudos nestes temas na Alemanha, com universidades focadas no desenvolvimento de novas tecnologias. No futuro, nossa meta é abrir caminhos para trabalhos conjuntos entre a academia e geração de negócios para as empresas”, avaliou.

Para Geppert, o 37º Encontro Econômico Brasil Alemanha, que será sediado em Natal, no mês de setembro, será uma nova oportunidade para avançar nas discussões. O ministro se comprometeu a enviar uma delegação para estar presente no evento e conhecer in loco os resultados das ações já desenvolvidas e potencialidades do Rio Grande do Norte.

Sobre a agenda

Ao longo de toda a semana, o grupo potiguar participou de uma vasta programação técnica que contou com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a estabelecimentos de referência em turismo e hospitalidade nas cidades de Trier, Vulkaneifel e Meckel. O grupo foi acompanhado em todas as atividades e visitas pelo responsável pelo Projeto Verena dentro da IHK Trier, Mathias Fuchs; e pelo consultor da IHK para Certificação por Competências, Christian Reuter.

Foto: Divulgação\Assessoria

De maneira resumida, o objetivo central desta missão técnica foi exatamente conhecer mais a fundo o modelo de formação realizado na Alemanha, reconhecido em todo o mundo, buscando formas de adaptá-lo à realidade brasileira, trazendo ganhos aos profissionais e às empresas norte-rio-grandenses.

Além de Marcelo Queiroz e Axel Geppert, integram a missão os empresários do segmento hoteleiro José Odécio (presidente da ABIH-RN) e George Gosson; os diretores do Senac, Raniery Pimenta, Rafaela Sampaio e Lucinete Araújo; os técnicos da Instituição, Sandra Costa, Glenda Guedes, Louise Saldanha, Eliane Soares e Paulo Arsand; bem como o profissional Gustavo Pereira, maitre do Restaurante Camarões. A viagem da comitiva potiguar foi custeada pelo governo Alemão, dentro do Projeto Verena.

O encontro com o Ministro da Economia, Transportes, Agricultura e Vinicultura da Renânia-Palatinado, Volker Wissing, na cidade de Mainz, no Ministério contou com a presença do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; do diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta; do diretor geral do Departamento de Inovação e Tecnologia da Renânia-Palatinado, Joe Weingarten; e da assessora do ministério, Christa Schumacher, aconteceu nessa sexta-feira, dia 24.

Com informações: Assessoria da Presidência\Sistema Fercomércio RN


Deixe um Comentário