CORONAVÍRUS

DNA Center é habilitado pela CBF no RN para fazer testes de Covid-19 em clubes que disputam o Campeonato Brasileiro Série D

FOTO: DIVULGAÇÃO

O DNA Center foi habilitado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como laboratório oficial dos clubes potiguares que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro. Para a disputa do torneio, a CBF elaborou um protocolo de segurança que prevê testes de Covid-19 para evitar o contágio pela doença.

Com isso, os testes do coronavírus de atletas e comissões técnicas de ABC, América, Globo e Potiguar de Mossoró são de responsabilidade do DNA Center. Além disso, o laboratório potiguar também foi escolhido para cuidar da testagem das equipes de arbitragem e dos times de outros estados que vierem jogar no Rio Grande do Norte.

Na Grande Natal, já foram feitas as coletas e análises nas delegações de América, ABC e Globo. Em Mossoró, um laboratório parceiro testou os atletas do Potiguar e enviou o material para a análise do DNA Center.

“A escolha do DNA Center pelos clubes para garantir a segurança sanitária de um evento nacional como o Campeonato Brasileiro atesta que fazemos um trabalho de qualidade e confiabilidade, comprovado pelo Certificado ISO-9001/2015, que foi apresentado à confederação para que essa parceria fosse concretizada”, destacou o bioquímico coordenador de coletas externas do laboratório, Allan Kardeck dos Santos.

O exame do tipo RT-PCR (Swab) é colhido três dias antes de cada partida, no próprio Centro de Treinamento do Clube. Em média, são feitos 40 testes. O resultado é liberado no dia seguinte ou até no mesmo dia, dependendo da hora em que a testagem é realizada. Isso facilita o planejamento do clube, caso algum jogador teste positivo e precise ser substituído e afastado das funções. Até o momento, foram realizados cerca de 240 testes.


Comente aqui