Política

Derrota dos servidores na AL: quando a “abstenção” tem o amargo sabor da covardia

SERVIDORES ASSISTIRAM O SIM AO REAJUSTE DE IGUAL PORCENTAGEM PARA PROCURADORES E AMARGARAM A ABSTENÇÃO DOS 16,38% PARA OS SERVIDORES. FOTO: EDUARDO MAIA

Os servidores públicos do RN saíram da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 7 com o sabor amargo da abstenção, que para muitos dos trabalhadores presentes nas galerias da Casa, foi um “ato de covardia” dos deputados que não votaram nem contra nem a favor do beneficio, optando por postura de omissão. A votação da emenda  que amplia o reajuste de 16,38% para todos os servidores do estado foi recusada, e entre os que se recusaram a aprovar o reajuste destacam-se os possíveis candidatos à Prefeitura do Natal em 2020Hermano Morais e Eudiane Macedo, além da petista Isolda Dantas, possível candidata à Prefeitura de Mossoró.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP-RN), declarou guerra contra Isolda desde a votação de ontem, quando a chamaram de “mentirosa e traidora”, após a votação de hoje, o Sindicato emitiu uma nota afirmando que a deputada “traiu os trabalhadores e escanteou os servidores mais humildes”. Enquanto aos demais, a sindicalista Janeayre Souto, presidente do Sinsp-RN, deixa o recado:Abstenção é covardia!

Assista:

Leia

Deputada Isolda Dantas vota contra os servidores públicos

A Deputada Isolda Dantas, do Partido dos Trabalhadores, votou contra o reajuste de 16,38% para todos os servidores públicos estaduais na tarde desta quinta-feira (07). Na mesma tarde, ela já havia votado a favor do mesmo reajuste para os procuradores do estado, que já ganham acima de R$ 30 mil.

A parlamentar reafirmou a postura de total abandono aos servidores, assumida na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN, quando votou contra a admissibilidade da emenda.

Isolda traiu os trabalhadores e escanteou os servidores mais humildes, que há quase dez anos não recebem qualquer aumento. Também jogou fora sua história e assumiu o papel de traidora dos serviços e dos servidores públicos.

Partido dos trabalhadores contra os trabalhadores

Um fato que chamou bastante atenção no cenário dessa votação, é que houve orientação explícita do PT para que a bancada optasse pela abstenção. Seguindo orientação do deputado George Soares (PL), líder do governo na Casa, a bancada que dá sustentação à governadora Fátima Bezerra se absteve da votação.

Como cada parlamentar votou

PAINEL DE VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Albert Dickson: Abstenção

Allyson Bezerra: Sim

Coronel Azevedo: Sim

Cristiane Dantas: Sim

Dr. Bernardo: Abstenção

Eudiane Macedo: Abstenção

Ezequiel Ferreira: Abstenção

Francisco do PT: Abstenção

Galeno Torquato: Sim

George Soares: Abstenção

Getúlio Rego: Sim

Gustavo Carvalho: Sim

Hermano Morais: Abstenção

Isolda Dantas: Abstenção

José Dias: Sim

Kelps Lima: Sim

Kleber Rodrigues: Abstenção

Nelter Queiroz: Sim

Raimundo Fernandes: Abstenção

Sandro Pimentel: Sim

Souza Neto: Abstenção

Tomba Farias: Sim

Ubaldo Fernandes: Abstenção

Vivaldo Costa: Abstenção

Enquanto isso…

Também votada nesta quinta, a proposta para reajuste salarial da Defensoria Pública do RN, de igual porcentagem, 16,38% foi aprovada sem grandes discussões. Primeiramente, os parlamentares votaram o reajuste dos procuradores, com 19 votos favoráveis e apenas três contrários: Sandro Pimentel (Psol), Eudiane Macedo (sem partido) e Ubaldo Fernandes (PL). De acordo com eles, não há justificativa de reajuste para a categoria que têm salários altos.

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei preconceituoso e discriminatório que prevê o mesmo reajuste aos procuradores do estado, que já recebem mais de R$ 30 mil. A emenda aditiva do deputado Nelter Queiroz obteve 11 votos favoráveis. Eram necessários 13 votos. 

A GALERIA DA ALRN ESTAVA LOTADA POR SERVIDORES QUE SONHAVAM COM O SIM

A galeria da ALRN ficou lotada de servidores que aguardavam a votação da emenda. Todos vão se lembrar do gosto amargo da abstenção desta quinta-feira, 7, e dos deputados que viraram as costas aos trabalhadores em prol de benesses do governo.

Por fim, os servidores agradeceram aos que lhes deram as mãos e lutaram ao lado deles pelo sim.

“O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP/RN), em nome de todos os trabalhadores do estado, agradece aos deputados estaduais que se empenharam na tentativa de aprovar a emenda de ampliação do reajuste de 16,38% a todos os servidores do RN. São eles: Allyson Bezerra, Coronel Azevedo, Cristiane Dantas, Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Kelps Lima, Nelter Queiroz, Sandro Pimentel e Tomba Farias.”


Deixe um Comentário