Política

Deputados do RN aprovam reajuste do Piso Nacional dos Professores

FOTO: JOÃO GILBERTO

O reajuste do Piso Nacional dos Servidores da Educação do Rio Grande do Norte foi aprovado na Assembleia Legislativa, por maioria de votos, durante sessão ordinária por videoconferência realizada nesta quinta-feira (28). Com duas emendas encartadas, uma de autoria do deputado Kelps Lima (SDD) e outra oriunda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o projeto segue para sanção da Governadora Fátima Bezerra.

O reajuste aprovado será de 12,84%, retroativo a janeiro de 2020 e ocorrerá de forma indistintamente sobre os salários dos ativos, inativos e pensionistas, sendo os recursos oriundos da secretaria Estadual de Educação e do Instituto da Previdência (Ipern). A categoria receberá o reajuste da seguinte forma: 3% em junho, 3% em outubro e 6,3% em dezembro de 2020. Já o retroativo de 40% será dividido em 6 parcelas de janeiro a junho 2021 e os 60% restante de julho a novembro 2021.

“Esse reajuste vem em um momento oportuno ainda que não seja aquilo que os professores merecem, mas a Assembleia e o Governo do Estado demonstram gestos de sensibilidade para com os professores do RN ao aprovar esse projeto”, disse o deputado Dr. Bernardo (Avante), relator da matéria.

Por outro lado, o deputado Getúlio Rêgo (DEM), chamou atenção para a falta de representatividade do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) com a categoria. “Esse reajuste não representa a vontade da maioria dos profissionais da educação. Pelo contrário, revela a vontade do Governo e de um sindicato que está amordaçado e que não fala em nome da sua categoria e que abraça, covardemente, uma ordem do governo”, denunciou Getúlio.

Comentários



2 Comentários

  • Bom dia amigos. Pergunto porque só os políticos pode ter Salários tão altos e professores não? Eles ainda são movidos com muitas vantagens e outras que não sabemos, tanto é verdadeiro que elegem os familiares para não perder as mamas. Obrigada Cida Gondim

  • A repórter Marisa Martins, por acaso é jornalista de verdade? Tem todos os cursos do jardim de infância ao terceiro grau? Será que conhece Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, Brennan e outros.

Deixe seu comentário