Sem categoria

Depois de apresentar sucessivas melhoras, ex-vereador Renato Dantas volta a respirar 100% através de tubo de oxigênio

Covid-19 ainda insiste em inflamar as células de Renato Dantas, Intubado há 11 dias

Depois de apresentar sucessivos avanços em seu estado de saúde,  o ex-,vereador Renato Dantas voltou a respirar 100 por cento através de um respirador, segundo boletim médico divulgado no final da tarde dessa quinta-feira. No boletim anterior,  a equipe médica confirmou que o parâmetro respiratório estava em 97, 98, e, por isso, decidiram diminuir os remédios, já que Renato tinha autonomia respiratória de 20%. Infelizmente, hoje, voltou a depender de todo oxigênio do tubo.


O ex-vereador natalense e blogueiro, de acordo com o médico intensivista da Policlínica, Dr. Domingos Sávio, teve queda de saturação que resultou na volta da totalidade da função do aparelho. 


Durante todo o dia de hoje, Renato foi observado minuciosamente com relação a troca gasosa e por segurança do quadro clínico, os médicos decidiram manter o oxigênio em 100%. 


INFECÇÃO


Os exames mostraram que Renato ainda apresenta sinais de infecção, com média de 13 mil leucócitos (o parâmetro considerado normal é de 11 mil).


Outro dado que aponta a fragilidade é a questão renal, onde o nefrologista mantém a conduta conservadora e Renato tem 1.58 (em relação ao padrão normal que é de 1.3). 


Os demais exames como a gasometria arterial (exame de sangue) e a troca de gás carbônico também estão alterados, sendo necessários novos ajustes nos aparelhos da ventilação mecânica de Renato para garantir a respiração adequada.


 Mesmo assim, o médico Domingos Sávio destacou que esses dados fazem parte do quadro clínico da Covid-19, que ainda insiste em inflamar as células de Renato. Segundo ele, a ação do vírus (nos 15 dias) e os efeitos e consequências no corpo (que podem continuar sendo multiplicadas até 3 meses). 


As demais expectativas de melhora – como evolução na alimentação, diminuição no sedativo e estímulo à novas reações – foram suspensas em razão da involução nos parâmetros respiratórios. Renato continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Policlínica, sem previsão de alta.


Renato Dantas encontra-se Intubado há 11 dias.


Comente aqui