Educação

DE A-Z: Cartilhas com lições sobre cidadania serão utilizadas em escolas da rede pública

AS CARTILHAS COM LIÇÕES SOBRE CIDADANIA SERÃO UTILIZADAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, EM 48% DO ESTADO

Estudantes da Escola Estadual Doutor Manoel Villaça, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, foram os primeiros contemplados com as cartilhas “Cidadania de A—Z”, escritas pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira. As cartilhas foram produzidas pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado por eles. O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). A solenidade faz parte da programação do Setembro Cidadão.

As cartilhas com lições sobre Cidadania serão utilizadas em escolas da rede pública de ensino, em 48% do estado. Elas podem ser implantadas desde o ensino infantil até o ensino médio, em qualquer uma das disciplinas da grade curricular. O juiz Jarbas Bezerra destacou o trabalho da educação na formação de crianças e jovens como cidadãos. “A cartilha traz lições sobre tudo aquilo que vocês podem, no futuro, ter como instrumento para se tornarem bons cidadãos. É uma forma também de resgatar o ensino lúdico que foi se perdendo com o tempo”.

O diretor da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) representou a Secretaria Estadual de Educação durante a solenidade e destacou o papel do ensino público na formação da cidadania, a partir de um depoimento pessoal. “A gente acredita na escola pública gratuita e inclusiva. Meu filho não vê e não fala e ele estuda nesta escola. Procurei várias escolas e em todas elas eu encontrava dificuldades. A escola Manoel Villaça abriu as portas e o coração para o meu filho. Isso é cidadania. Isso não tem preço”, disse, emocionado.

A programação do Setembro Cidadão segue até o fim do mês, com várias atividades ligadas à cidadania. Esse é o “Mês da Cidadania” no Rio Grande do Norte. O RN foi definido, pela Lei Complementar 494/2013, o estado Cidadão do Brasil. No próximo dia 10 de Setembro o RN celebra o dia estadual da Educação Cidadã.  


Deixe um Comentário