Assembleia Legislativa do RN

Cristiane apresenta projeto que obriga presença de doulas no trabalho de parto

 Foto: João Gilberto

Reconhecidas na Classificação Brasileira de Ocupações, as doulas, ou acompanhantes de parto, são profissionais essenciais para proporcionar o conforto físico e o apoio emocional às mulheres parturientes. É para garantir a sua presença nos hospitais, maternidades e casas de parto públicos e privados que a deputada Cristiane Dantas (SDD) está apresentando projeto de lei na Assembleia Legislativa.

“A presença das doulas busca preencher uma lacuna existente de profissionais que cuidem da saúde emocional e apoio psicossocial da mulher neste momento ímpar. O acompanhamento da parturiente e até dos seus familiares contribui para um parto mais humanizado”, justificou a parlamentar.

De acordo com o projeto da deputada, os estabelecimentos têm que garantir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós parto, sempre que for solicitado pela parturiente. Esses serviços não acarretarão quaisquer custos adicionais à parturiente.

Para as doulas é vedada a realização de procedimentos médicos ou clínicos, bem como procedimentos de enfermagem e da enfermaria obstétrica que não tenha curso específico para a realização dessas atividades.

AL\RN



Deixe um Comentário