Brasil

Conta de luz ficará mais barata em janeiro, decide Aneel; entenda

APÓS BANDEIRA TARIFÁRIA VERMELHA EM DEZEMBRO, PRIMEIRO MÊS DE 2021 TERÁ MENOS TARIFAS, COM BANDEIRA AMARELA. FOTO: REPRODUÇÃO

A bandeira utilizada como referência para as contas de luz será amarela em janeiro deste 2021, decidiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora.

O valor é menor do que o estabelecido para o mês passado, quando foi ativada a bandeira vermelha, com preço de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts consumidos por hora.

O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia. Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha. Na mudança para a bandeira amarela, a Agência informou ter identificado melhoria no cenário de produção hidrelétrica com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios.

A bandeira amarela de janeiro é a segunda tarifação desde o início da pandemia. A Aneel chegou a dizer que manteria bandeira verde (sem cobrança adicional) até dezembro de 2020, mas acionou a bandeira vermelha no último mês do ano, e agora a bandeira regride para amarela, por conta da melhor expectativa em relação à produção de hidrelétricas.

iG


Comente aqui