Natal

Concurso internacional seleciona projetos urbanísticos para o bairro da Ribeira

A Ribeira é um dos bairros mais charmosos de Natal e pensando no resgate cultural, histórico e urbanístico do bairro, que com suas ruas estreitas e prédios antigos lembram a época em que Natal engatinhava para se tornar a cidade moderna de hoje, o município foi selecionado para participar do concurso UrbanLab, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que conta com a parceria da Prefeitura de Natal. O objetivo é buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), com participação de estudantes, professores universitários e jovens profissionais.

O concurso objetiva buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), com participação de estudantes, professores universitários e jovens profissionais. Um total de 50 projetos de estudantes universitários do Brasil inteiro se inscreveram visando apresentar soluções urbanísticas para o tradicional bairro da Zona Leste. Nesta terça-feira (28), o projeto vencedor do concurso será conhecido em Washington, capital dos Estados Unidos, onde fica a sede do BID. O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Virginia Ferreira, vão participar da cerimônia, a convite do Banco.

As três equipes finalistas terão a oportunidade, durante o evento em Washington, de apresentar seus projetos à banca de jurados e especialistas do BID. A equipe ganhadora receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000,00 e sua proposta será validada e transformada em anteprojeto urbanístico, com apoio de técnicos locais, da Prefeitura de Natal, especialistas do BID, técnicos do Ministério da Cidades e da Caixa Econômica Federal. O grupo de alunos vencedores virá a Natal, onde ficará por 30 dias, visitando o bairro e trabalhando em conjunto com a equipe técnica da Semurb.

Dos 20 projetos finalistas, sete são de universidades locais, com seis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um da Universidade Potiguar (UnP). “Ribeira Conectada”, “A Ribeira Não Pode Parar”, “Olhos na Ribeira”, “Cidade Nascente”, “+ Ribeira” e “Ribeira Foz da Cidade” são os temas dos trabalhos produzidos pelos estudantes potiguares. A cantora norte-rio-grandense Roberta Sá foi escolhida como a “Embaixadora do BID Urbanlab” deste ano.

De acordo com o BID, a escolha da Ribeira como área de intervenção foi motivada pelo desafio de se promover uma ação com vistas à reabilitação do Centro Histórico da capital potiguar, que hoje possui áreas abandonadas, imóveis vazios e sem uso. Além disso, o bairro está em uma região privilegiada, às margens do Rio Potengi, e apresenta forte vocação cultural, com seus casarões, teatros e museus, sendo um dos locais mais atrativos da cidade.

O concurso BID UrbanLab acontece desde 2015 e Natal é a primeira cidade brasileira a fazer parte do projeto. Já foram organizadas edições na Cidade do Panamá e em Santa Marta, na Colômbia. Este ano, em conjunto com a edição brasileira, também acontece a terceira edição internacional em Mendoza, Argentina. “Ficamos muito felizes em ver o interesse do BID na nossa cidade. Natal não nasceu na Ribeira, mas posso dizer que o bairro é também uma manjedoura da nossa cidade. Esperamos que o projeto vencedor seja muito bom e contamos com a ajuda do BID e da Caixa Econômica Federal para colocá-lo em prática”, afirma Carlos Eduardo.

Especialista em Desenvolvimento Urbano e Saneamento do BID, Márcia Casseb, revela a aprovação da instituição com a parceria com a Prefeitura. “Quero parabenizar o prefeito Carlos Eduardo e toda a sua equipe, que é muito competente. Ficamos muito felizes com as propostas que foram apresentadas pelos alunos. A ideia é de que posteriormente façamos uma exposição e até queremos escrever um livro sobre a experiência em Natal”, antecipa a representante do BID.



Deixe um Comentário