Cidades

Coletor de lixo eletrônico foi instalado na Loja Natal Original

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Projeto Natal Limpa e Sustentável está presente no Natal em Natal com coletor de lixo eletrônico instalado na loja Natal Original, que funciona na praça da Árvore de Mirassol até janeiro. A Prefeitura de Natal, através da Urbana, tem instalado caixas coletoras de resíduos eletrônicos em locais de grande movimentação de pessoas, visando incentivar o descarte correto desse tipo de lixo.

“O Natal Limpa e Sustentável é um projeto simples, mas de grande impacto. Em âmbito público ele prevê a instalação de coletores em ambientes de grande circulação de pessoas, a fim de dar acesso à população para disposição correta de resíduos eletroeletrônicos. De forma geral, o projeto é isso, dar acesso e promover o descarte correto”, explicou Julyana Ramalho, diretora de planejamento e gestão ambiental da Urbana.

Segundo a Global E-waste Monitor, das Nações Unidas, em 2019 o mundo gerou 53,6 milhões de megatoneladas (Mt) de lixo eletrônico, e somente 17,4% disso foi oficialmente documentado, assim como propriamente coletado e reciclado. O lixo eletrônico cresceu 1,8 milhão de megatoneladas desde 2014, mas o total gerado cresceu 9,2 milhões de mega toneladas. Isso indica que as atividades de reciclagem não estão acompanhando o crescimento global de lixo eletrônico. 

O valor de matérias-primas, no lixo eletrônico global gerado em 2019, é igual a aproximadamente 57 bilhões de Dólares. Em resumo, é essencial aumentar a taxa global de coleta e reciclagem de lixo eletrônico tendo em vista o rápido crescimento desses resíduos, que já é projetado para atingir, em 2030, 74,7 megatoneladas.

Pensando que os resíduos eletrônicos possuem diferentes materiais, como plásticos, metais, vidros e outros, que podem ser desmontados, reciclados e usado como matéria-prima para fabricação de novos produtos, contribuindo para a redução da extração de recursos da natureza, a Prefeitura do Natal, por meio da Urbana, em parceria com a Circular Brain e a Natal Reciclagem, disponibiliza coletores para que a população faça o descarte correto do resíduo eletrônico. 

O coletor mais recente está instalado na loja Natal Original, na praça da árvore de Mirassol. A população pode deixar torradeiras, batedeiras, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, ventiladores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, monitores, extensões elétricas, carregadores, celulares e outros. 

“A loja Natal Original é um ponto central que se torna agora mais um ponto para o descarte correto do lixo eletrônico, principalmente pela facilidade de acesso e a circulação constante de pessoas pela região durante o período do Natal em Natal possibilite o natalense, e até mesmo o turista, a descartar corretamente o lixo eletrônico é uma excelente ideia. É fundamental que os servidores e toda a população de Natal se engajem nesse Projeto e contribua com uma Natal mais limpa e sustentável”, disse Adjuto Dias, secretário municipal de trabalho e ação social – Semtas.  

Para resíduos maiores como fogões, máquinas de lavar, microondas, TVs grandes, ar condicionados, geladeiras, a população pode ligar para o Ecozap da Natal Reciclagem, no número 99966-4010, seguir o passo a passo e agendar, ou preencher o cadastro no site www.natallimpaesustentavel.com.br. A população também pode deixar o resíduo eletrônico nos seguintes locais: Na Prefeitura do Natal; na sede da Semtas; na sede da Semsur/Seharpe/PGM/Semul; no Partage Norte Shopping; no Shopping 10; no Supermercado Rede Mais Planalto; Farmácia Saúdepharma, na Av. Maranguape;Midway Mall; Parque da Cidade.                                                   



Comente aqui