Cultura

Coletivo artístico lança vídeo performance nas redes sociais com narrativas sobre o centro histórico de Natal

O VÍDEO PERFORMANCE FOI CONTEMPLADO NA LEI ALDIR BLANC E TEM PATROCÍNIO DA PREFEITURA DE NATAL E DO GOVERNO FEDERAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

Conversar, contar causos, dançar e performar pelas ruas do Centro Histórico de Natal. Essa é a proposta do vídeo performance  “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rua!”, desenvolvido pelo grupo potiguar Entre Nós Coletivo de Criação, que estreia, em duas partes, nos dias 20 e 21 de janeiro, sempre às 19h, no Youtube e nas redes sociais do coletivo.

O vídeo mostra uma intervenção urbana na Cidade Alta, primeiro bairro do município de Natal, através da dança performática, e mescla com um tom documental ao narrar a história sobre vários pontos emblemáticos da cidade como a Igreja do Galo, Santa Cruz da Bica, Palácio Felipe Camarão, dentre outros.

A obra tem direção de Diana Fontes, com texto de João Pinheiro, Racine Santos, Marcos Medeiros e Alderico Leandro. Performam no vídeo, João Alexandre Lima, Thaíse Galvão e Thazio Menezes.

Entre as principais motivações que levaram o grupo a construir o trabalho, está o desejo de promover, principalmente aos cidadãos e cidadãs natalenses, um olhar sensível e afetivo para as memórias da cidade de Natal. “Esperamos que esse trabalho amplie o universo de significações e de importâncias de nós natalenses (e também de não-natalenses) com relação a esse lugar, que nos deu vida e nos une”, conta Thazio Menezes.

Segundo Diana Fontes, diretora da intervenção artística, a ideia foi fazer um passeio entre pessoas, prédios e veículos, dando um novo sentido aos espaços já conhecidos. “De forma poética e singular, os personagens do vídeo nos convidam a conhecer Natal. Redescobrir com um novo olhar a cidade que ‘se veste de sol’, como diz um dos textos de Racine Santos citados na obra”, explica Diana.

O vídeo performance foi contemplado na Lei Aldir Blanc e tem patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal. O grupo vai disponibilizar o vídeo em duas etapas, 20 e 21 de janeiro, através do Youtube, no perfil @entrenoscoletivodecriacao e também pelo Facebook.


Comente aqui