Cidades

Centro Administrativo recebe mutirão gratuito de mamografias do Grupo Reviver

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, está recebendo, nesta semana, a Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, que ficará estacionada na Escola de Governo até esta quarta-feira (20) realizando mamografias para servidoras e para a população em geral. A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e acontece também em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.

Podem participar mulheres entre 40 e 70 anos, e o atendimento acontece das 7h às 17h30. No início da manhã, às 7h, serão distribuídas 80 fichas, sendo a parte da manhã destinada ao atendimento por demanda livre, e a tarde, até as 17h30, exclusivo para servidoras públicas do Estado. “Para ter acesso ao exame, basta apresentar RG, comprovante de endereço e cartão SUS, ambos de Natal”, explicou Idaísa Cavalcanti, associada-fundadora do Grupo Reviver. 

A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer do câncer e, assim, possibilita iniciar o tratamento da doença ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo os efeitos colaterais. “Sabemos que o câncer de mama ainda é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e a segunda mais comum, depois do câncer de pele. E o Outubro Rosa vem para lembrar da importância do autocuidado”, destacou a vereadora Júlia Arruda, secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos da SEMJIDH.

Mas, de acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres da SEMJIDH, Wanessa Fialho, a ação vai além. “Iniciativas como essa, aliadas à ações educativas, são fundamentais para ampliar o acesso das mulheres aos exames e às informações referentes à prevenção, diagnóstico  e tratamento do câncer de mama, mas vamos além. Estamos aproveitando a oportunidade para abordar a necessidade do autocuidado e da promoção à saúde, ampliando o olhar em relação à saúde da mulher, de forma a enxergá-la na integralidade”, disse.

O Mutirão de Mamografias é uma ação do Governo do RN, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, em parceria com o Grupo Reviver Natal.


Comente aqui