Cultura

Cantora potiguar Marília Lino participa de projeto nacional

PERFIL CARIOCA NO INSTAGRAM TEM COMO PROPÓSITO DIVULGAR NOVOS TALENTOS AO REDOR DO PAÍS, SEMPRE COM UM REPERTÓRIO EXCLUSIVO COM COMPOSIÇÕES DE CHICO BUARQUE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A cantora Marília Lino será a primeira potiguar a participar de uma live-show a convite do perfil carioca no Instagram Chico Buarque do Brasil. Organizado pelo pesquisador da obra do cantor e compositor, Dimas Lamounier, o espaço tem, entre seus propósitos, divulgar novos talentos ao redor do Brasil, sempre com um repertório exclusivo de composições do artista. O show de Marília Lino – intitulado “Vai passar…” – conta com a participação do guitarrista Ricardo Baya e será no sábado (27) a partir das 19h. O perfil @chicobuarquedobrasil conta com quase 100 mil seguidores, entre eles, artistas de renome nacional. 

Marília Lino atua no cenário musical local há cerca de quatro anos com um repertório baseado em gêneros como Jazz e MPB. E, assim como a maioria dos artistas fez durante a pandemia, passou a se apresentar por meio de lives. Foi em uma dessas apresentações online que Dimas Lamounier conheceu o trabalho de Marília e a convidou para fazer um show no perfil @chicobuarquedobrasil.

Dimas Lamounier explica que aproveitou o boom das lives e abriu oportunidade para que cantores, conhecidos ou não, pudessem mostrar a sua arte no perfil. “Vimos que podíamos ajudar a dar visibilidade a cantores profissionais e semiprofissionais pelo Brasil afora. Começamos com Ana Marques, cantora do Maranhão, em março de 2020. Aí, passamos a estender os convites e, com a repercussão, outros foram solicitando participação.”

Atualmente há 10 cantores espalhados pelo Brasil inseridos na programação musical do perfil, se revesendo a cada sábado. “Queremos valorizar a presença feminina, e Marília chega para reforçar esse coro. É um talento que identificamos. Ela foi convidada por ter uma boa presença no Instagram, tem boas imagens cantando tanto músicas do Chico, como de outros nomes da MPB  e Jazz. O convite é uma oportunidade para que ela apresente seu trabalho, sua arte e a capacidade de cantar e encantar que tem”, aponta Dimas.

Um dos critérios para o artista participar do projeto é ter músicas de Chico Buarque no seu repertório original. Mas a apresentação no perfil é exclusivamente com obras do autor. Marília conta que sempre admirou Chico como uma referência da música brasileira. “Ele sempre fez parte das minhas inspirações, já estava no meu repertório de MPB. Para esse show, estou me dedicando a uma pesquisa cuidadosa sobre as histórias das composições, seu contexto. A partir daí, vou fazer minha própria interpretação”, planeja.

Este será o primeiro show da cantora exclusivamente com músicas do compositor carioca. Ela explica que o repertório está sendo montado considerando temáticas de amor e críticas sociais. “Estamos vivendo um momento em que, mais do que nunca, a arte deve ser usada como um instrumento para um posicionamento político e social, e a obra de Chico é tudo isso. Por isso, título do show será ‘Vai passar…’, uma referência a uma das músicas do repertório e ao tom de esperança que tanto almejamos”.

A cantora destaca ainda o poder das mídias socias para possibilitar a interação entre artista e o público, além de valorizar novos talentos, como é o caso do @chicobuarquedobrasil. “Fiquei muito feliz com o convite, aconteceu de uma forma muito espontânea e vai ser uma alegria poder levar minha música para outras pessoas, dentro de todo o alcance que o perfil promove”.


Comente aqui