Geral

Canal da CGU permite ao cidadão denúncia anônima de casos de corrupção

ATRAVÉS DO FALA.BR O CIDADÃO PODE FAZER RECLAMAÇÕES E AINDA SOLICITAR INFORMAÇÕES AO PODER PÚBLICO

Desde agosto deste ano a CGU disponibilizou o Fala.BR, que permite ao cidadão denunciar irregularidades e possíveis casos de corrupção. “A participação do cidadão é essencial no combate à corrupção. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Fala.BR, de forma anônima ou não. O combate à corrupção é papel de todos”, disse Marcelo Borges, superintendente da CGU no Rio Grande do Norte. E nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção e a Controladoria-Geral da União (CGU) no Rio Grande do Norte reforça os canais disponíveis para denúncias de irregularidades.

Através do Fala.BR, que é uma plataforma informatizada que resulta da integração entre o e-Ouv e o e-SIC., o cidadão pode fazer reclamações e ainda solicitar informações ao poder público. A nova solução permite ao usuário o acesso integrado, por meio de acesso único, e deve ser utilizado pelas ouvidorias e serviços de informações ao cidadão para oferecer respostas aos diversos tipos de manifestações.

Sobre a data

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.



Comente aqui