Tecnologia

Caixa Tem: Governo identifica ação de hackers para zerar saldo no app

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Governo Federal identificou uma ação de cibercriminosos para atacar o aplicativo Caixa Tem, plataforma que realiza os pagamentos do auxílio emergencial.

De acordo com informações da jornalista Carla Araújo em coluna para o UOL, autoridades afirmam que o ataque mobilizou bots para executar disparos de mensagens em massa com conteúdo enganoso de que o aplicativo apresentava problemas para a visualização do saldo do benefício.

A Caixa informou ao veículo que o aplicativo funciona normalmente e que “não houve registro de intermitência” nas funções do programa.

O auxílio emergencial foi criado para assistir trabalhadores informais, desempregados e famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus. O pagamento da quarta parcela do benefício para cadastrados no programa federal Bolsa Família tem início na segunda-feira (20).

Ao UOL, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) afirmou que os registros de tentativas de golpes virtuais aumentam nas vésperas dos depósitos. Segundo Oliveira Freitas, assessor de segurança da informação do órgão, quando são detectados indícios de crimes as informações são repassadas à Polícia Federal, que toma as providências cabíveis.



Comente aqui