Cidades

Caern realiza projeto de educação ambiental no verão

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta semana a 1º edição do Caern Social de Verão. Uma edição especial para um trabalho que já é realizado no decorrer do ano.

Durante todo o ano, a Caern realiza um trabalho social visitando residências, fazendo reuniões com lideranças comunitárias e agentes de saúde, como parte da rotina da Unidade de Gestão de Empreendimentos Sociais (UESO), sempre que são realizadas obras em Natal ou no interior, para fazer o trabalho de educação socioambiental.

Diante do impacto que as obras do Natal 100% Saneada estão provocando na rotina da cidade, se percebeu a necessidade de fazer este trabalho social com foco nas praias, que é onde a população se concentra durante o verão. Principalmente durante o mês de janeiro e início de fevereiro, a população de Natal muda sua rotina, há muito deslocamento em direção ao litoral e algumas dessas praias, de norte a sul da cidade, estão inseridas na área de contexto das obras de saneamento.

O Caern Social de Verão vem como uma parceria entre órgãos do Governo do Estado que tem uma programação especial para a estação. A primeira ação ocorreu esta semana, em uma parceria com o Detran. A parte de educação socioambiental foi inserida no trabalho já realizado pelo órgão no posto policial da Via Costeira, as abordagens, além do teor educativo, procuraram informar aos cidadãos que a obra de esgotamento trará um resultado positivo para a população a longo prazo. Só neste dia, cerca de 500 veículos foram parados e tiveram a oportunidade de conversar sobre as mudanças realizadas pela obra.

Além da parceria com o Detran, a Caern está fazendo parcerias junto aos órgãos estaduais que compõe a Operação Verão, buscando inserir seu trabalho social em mais projetos. Outro desses parceiros é o projeto Água Azul, da base de estudos de balneabilidade do Idema, que irá atuar todos os sábados, dos dias 14 de janeiro a 18 de fevereiro em três praias da capital: Ponta Negra, Praia do Meio e Redinha. Nos pontos serão feitas enquetes sobre a obra e serão distribuídos panfletos informativos e brindes.


Deixe um Comentário