Brasil

Bolsonaro sobre Coronavac: “Essa de 50% é uma boa ou não?”

PRESIDENTE PEDIU PARA APOIADORES AVALIAREM QUALIDADE DO IMUNIZANTE. E DISSE QUE, AGORA, AS PESSOAS “ESTÃO VENDO A VERDADE” SOBRE AS VACINAS. FOTO: HUGO BARRETO

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (13/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perguntou se a Coronavac é uma boa vacina: “Essa de 50% é uma boa ou não?”.

Após pressão de cientistas e jornalistas, o Instituto Butantan divulgou na terça-feira (12/1) que a eficiência global da Coronavac é de 50,38%. Na semana passada, o órgão, ligado ao governo de São Paulo, havia anunciado — após quatro adiantamentos — que a eficácia da vacina é de 78% em casos leves e de 100% nos graves.

O imunizante é produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Butantan. Diferentemente do governador João Doria (PSDB), Bolsonaro vem questionando a eficácia há meses e chegou a dizer que o governo federal não compraria “a vacina chinesa”.

Em seguida, o mandatário da República afirmou que, “agora, estão vendo a verdade” sobre o imunizante. Ainda reclamou das críticas que recebeu pelo atraso na definição da campanha de vacinação no país. E voltou a dizer que a decisão sobre o imunizante a ser adotado no país passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Comente aqui