Economia

BNDES inicia venda de ações da Petrobras e pode levantar até R$ 23 bilhões

OPERAÇÃO DEVE SER A MAIOR JÁ REGISTRADA NO MERCADO BRASILEIRO DESDE 2010, QUANDO A ESTATAL PASSOU POR UMA CAPITALIZAÇÃO. FOTO: REUTERS

O BNDES deu nesta terça-feira o primeiro passo para a venda de ações da Petrobras. A medida era esperada desde o ano passado, quando o banco anunciou os planos para se desfazer de sua carteira bilionária de participações em empresas.

Em documento enviado à Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado americano), a Petrobras informa que o BNDES iniciou a oferta de 611,8 milhões de ações ordinárias (com direito a voto).

O banco tem no total 734,2 milhões de papéis ordinários, o equivalente a 10% do total e é o segundo maior acionista da Petrobras, atrás apenas do governo federal.

Considerando a participação total (papéis com e sem direito a voto), o BNDES detém 13,09% do capital da Petrobras. A venda de ações era prevista, mas o banco de fomento esperou a abertura de capital da Saudi Aramco, que ocorreu em dezembro, o maior lançamento de ações da história.

O Globo


Comente aqui