Brasil

Blogueira brasileira tenta justificar racismo: “negros cometem mais crimes”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Luísa Nunes Brasil, blogueira brasileira, provocou revolta nas redes sociais após destilar ódio, preconceito e ignorância para seus cerca de 50 mil seguidores.

No Instagram, a “influenciadora” branca decidiu criticar os movimentos antirracistas que ganharam força no mundo após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.

Primeiro, Luísa criticou a hashtag #BlackLivesMatter (vidas pretas importam, em tradução livre). Compartilhando uma imagem que dizia All Lives Matter (todas as vidas importam, também em tradução livre), a blogueira tentou convencer os seus seguidores de que o racismo precisa ser encarado com naturalidade.

“Racismo vai existir enquanto a maior quantidade de crimes for causada pela população negra. Vai existir, gente, isso é uma coisa natural. É um instinto de defesa da gente. Vai ser sempre natural, normal e instintivo do ser humano ter um pouco do que a gente chama de racismo: julgar a pessoa pela raça”, afirmou.

A moça chegou ao ponto de reforçar estereótipos sobre a aparência de pessoas brancas e pretas. “Se você está num parque à noite, escuro, e você vê uma pessoa andando e essa pessoa é negra e ela tem os trejeitos de uma pessoa que parece ser um criminoso você vai ficar com mais medo do que se você visse uma pessoa branca de terno e gravata. Isso é natural do ser humano”.

Com a repercussão, a influenciadora restringiu os comentários nas suas publicações. Antes, ela foi inundada de críticas por seu preconceito explícito.

“Depois vai fazer vídeo pedindo desculpas, mas só porque vai perder patrocinadores”, escreveu uma jovem. “Apagando os comentários? Limitando só pra quem te segue? Toma vergonha na cara e pelo menos se desculpa por falar toda a bizarrice que falou. Não apaga já ter falado, mas é o mínimo. E não ficar se escondendo. Fala a besteira e depois quer esconder repercussão, quer se fechar numa bolha. Não vai aprender nunca”, apontou outro.

Algumas figuras públicas, como a chef Paola Carosella, compartilharam o choque de ouvir o que Luísa tinha dito. “Puta que o pariu caralho”, escreveu a jurada do MasterChef no Twitter.

Pragmatismo Político

Comentários



2 Comentários

Deixe seu comentário