Política

Bandeira do municipalismo projeta reeleição de Tomba Farias em primeiro lugar em 2022

DEPUTADO TOMBA FARIAS É A VOZ EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Tendo a defesa dos municípios do Rio Grande do Norte como a principal bandeira dos seus três mandatos parlamentares, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) se consolida no cenário político potiguar como um dos principais líderes do municipalismo no estado. Essa realidade pode ser constatada sob a ótica de pesquisas eleitorais que apontam o favoritismo do parlamentar com vista às eleições de 2022: as estatísticas colocam Tomba Farias em primeiro lugar como candidato à reeleição, como sinalizou a pesquisa IP Sensus realizada entre os dias 07 e 13 de julho e divulgada no último final de semana.

O parlamentar que é líder político absoluto na região do Trairi e tem o município de Santa Cruz como a sua principal base eleitoral, saiu ainda mais fortalecido das últimas eleições municipais, agregando em seu capital eleitoral o apoio de cerca de 12 prefeitos, além de dezenas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas regionais espalhadas em diversas regiões do estado.

O nome de Tomba atinge inclusive municípios expressivos como Tibau do Sul, Currais Novos, Santo Antônio, Passa e Fica, Macaíba, João Câmara, Monte Alegre, entre outros.

Foram justamente o perfil municipalista e sua capilaridade eleitoral que fizeram com que líderes que fazem oposição ao governo do Estado, defendessem a sua  candidatura à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT).

Esse projeto, no entanto, levaria o parlamentar a abrir mão de uma reeleição líquida e certa para tentar ser o nome aglutinador da oposição, que hoje se encontra dividida, como analisa o veterano jornalista Joaquim Pinheiro, que, em artigo de sua autoria, observa que essa divisão só favorece a uma eventual vitória das bases governistas liderada pela governadora Fátima Bezerra.

Tomba precisava de tempo para pensar no projeto governamental, diante de uma reeleição considerada como sendo “garantida”.

Mas tempo era justamente o ingrediente que os líderes da oposição não tinha para oferecer, tendo em vista a necessidade de lançar de imediato um candidato para se posicionar desde já como o oponente que enfrentará a governadora Fátima Bezerra em 2022.

A solução, então, foi buscar uma alternativa para a disputa governamental –  missão para a qual foi literalmente alçado o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos).

Não é à toa que Tomba Farias apareça em primeiro lugar entre os candidatos mais citados pela pesquisa do Instituto IP Sensus. O parlamentar mantém desde o início do seu primeiro mandato – fora do chamado “período eleitoral” – uma rotina rigorosa de visita aos municípios do RN. O seu gabinete é frequentado quase que diariamente por lideranças interioranas, em busca de benefícios para seus municípios. “O gabinete do deputado Tomba tem sempre as portas abertas para o municipalismo e os pleitos das lideranças do interior. Seu gabinete tá sempre disponível para atender as necessidades do município de Passagem e a população local reconhece seu trabalho”, confirma o prefeito Dickson Júnior, que nesta terça-feira visitou o parlamentar, acompanhado por uma comitiva de vereadores e auxiliares de governo.


1 Comentário

  • Eita que o “jornalismo desejoso” está disparado nesta taba de Poti! O “analista” aproveitou mal a possibilidade de engendrar uma intriga municipal mais arrojada, e perdeu-se num amontoado de anseios inconfessáveis.

Comente aqui