TV

Autor de novelas Gilberto Braga morre aos 75 anos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O autor brasileiro de novelas Gilberto Braga morreu, na noite dessa terça-feira (26/10), aos 75 anos de idade. Ele sofria do Mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

O carioca estava enfrentando uma infecção sistêmica a partir de perfuração do esôfago, mas não resistiu às complicações.

Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro.

Braga teve longa carreira na TV Globo, onde escreveu bem-sucedidas novelas, como Dancin Days (1978), Escrava Isaura (1984), Vale Tudo (1988) e Paraíso Tropical (2008), pela qual recebeu o prêmio Emmy.

Foi “pai” de personagens icônicas, como Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall em Vale Tudo, e Júlia, protagonizada por Sônia Braga em Dancin Days.

O autor nasceu no Rio de Janeiro e cursou letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Braga deu aulas na Aliança Francesa e também trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

Em 1972, ele estreou na Globo como autor, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Em 1974, teve a sua primeira experiência em telenovela, com Corrida do Ouro.

Metrópoles


Comente aqui