Cidades

Audiência Pública discute violência sexual contra crianças e jovens em Parnamirim

AUDIÊNCIA FOI REALIZADA NO PLENARINHO PROFESSORA EVA LÚCIA

Representantes da Prefeitura de Parnamirim, Ministério Público e Câmara de Vereadores participaram hoje, sexta-feira, (18) de uma audiência pública sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Plenarinho Professora Eva Lúcia.

“Esse é o momento de discutirmos as políticas públicas de combate a este grave problema e mostrar os meios disponíveis aos cidadão e as vítimas para fazer as denúncias  junto ao poder público”, disse a vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Elienai Cartaxo.

De acordo com a titular da SEMAS,  a gestão municipal está atenta no sentido de estruturar  rede de proteção ao atendimento da política dos direitos da criança e do adolescente. “Fortalecendo a rede, a sociedade se encoraja a fazer suas denúncias e buscar a efetivação dos seus direitos”, disse a Secretária da SEMAS, Elienai Cartaxo.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Vandima Oliveira. “Os dados são alarmantes e os recentes casos de abuso e exploração são preocupantes, que não podemos ignorar essa discussão”, disse.

Alunos da Escola Municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz, em Passagem de Areia, participaram do evento lendo poemas, cantando mensagens de amor e encantando os presentes com sua Trupe da Emília.

A violência sexual contra crianças é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora o corpo e a sexualidade, afetando o desenvolvimento infantil.

Abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para prática de qualquer ato de natureza sexual.

Já a exploração sexual é a utilização do corpo da criança ou do adolescente com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer espécie. Ela acontece por redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Para denúncias sobre casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, estão disponíveis os seguintes contatos da Secretaria Municipal de Assistência Social:

DISQUE 100

Conselho Tutelar I -(84) 3644-8326

Conselho Tutelar II – (84) 3208-3785

Plantão Conselho Tutelar – (84) 98701-4242

CREAS – (84) 3644-8502  



Deixe um Comentário