CORONAVÍRUS

Após receber novo lote, Natal ainda vai ficar com cerca de 4 mil doses em atraso, afirma secretário de Saúde

FOTO: REPRODUÇÃO/TV TROPICAL

Natal recebeu um novo lote da CoronaVac, com mais 6,8 mil doses, e retoma nesta segunda-feira (10) a aplicação para quem tomou a primeira dose até o dia 29 de março. No entanto, de acordo com o secretário de Saúde, George Antunes, a quantidade ainda não é suficiente para cobrir o esquema vacinal em atraso. Segundo ele, cerca de 4 mil pessoas ainda ficarão esperando.

“Nós temos aproximadamente 10 mil pessoas com doses atrasadas. Com 6,8 mil doses, nós vamos ficar com um débito de quase 4 mil doses. Esperamos que o Ministério da Saúde envie mais doses ainda nesta semana”, declarou em entrevista à TV Tropical nesta segunda-feira.

Ele reforçou que a pouca quantidade de doses foi o fator determinante para definir a retomada da aplicação para quem recebeu o primeiro imunizante até 29 de março. “Recebemos 6.800 doses. Ainda são insuficientes. Por isso nós estamos avançando por datas, para que a gente vá buscar aquelas pessoas que tomaram a primeira dose há mais tempo, daí a escolha da data do dia 29”, pontuou.

O chefe da pasta ainda acrescentou que “sempre que forem chegando doses novas, nós vamos ampliando essa oferta e chegando mais próxima do ideal, que é regularizar definitivamente a aplicação dessa segunda dose”.

Antunes falou ainda sobre o fechamento do drive-thru da Arena das Dunas. Segundo ele, o local estava sendo subutilizado. O secretario apelou ainda que a população confie na vacina de Oxford e procure os pontos que estão aplicando o imunizante.

“Arena das Dunas estava sendo subutilizada. Está havendo uma procura bem abaixo da vacina de Oxford. Eu peço que a população confie nessa vacina. Eu me vacineir com Oxford e estou muito bem. Peço que vocês se vacinem porque só assim nós teremos a população protegida”, completou.

Retomada da CoronaVac

Os locais de vacinação para este público serão os drives do SESI, da UnP da avenida Engenheiro Roberto Freire e o do Ginásio Nélio Dias. Os drives contam com pontos para pedestres e funcionam das 8h às 16h.

Além dos drives, as Unidades Básicas de Nazaré, Candelária, São João (Romualdo Galvão), Panatis e Pajuçara, também estarão vacinando este público da segunda dose da Coronavac. Os horários de funcionamento das Unidades Básicas são das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

Pessoas com HIV/Aids

As pessoas que vivem com HIV/Aids poderão se vacinar de 10 a 14 de maio, das 08h às 15h, em quatro pontos da capital: Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Natal, Ambulatório Municipal de Transsexuais e Travestis (Ambulatório TT), Policlínica Zona Norte e no Hospital Giselda Trigueiro.

Os locais já são pontos de referência para atendimento desses pacientes e as equipes realizaram contato prévio informando a disponibilidade da vacina com imunizante da Pfizer para esse público.

Portal da Tropical


Comente aqui