Economia

Após ataque dos EUA no Iraque, bolsa de valores cai e dólar sobe no Brasil

ANALISTAS PROJETAM EVENTUAIS IMPACTOS NO BRASIL DO ATAQUE NORTE-AMERICANO COM AUMENTO DO DÓLAR E QUEDA DA BOLSA DE VALORES. FOTO: REPRODUÇÃO

O ataque dos Estados Unidos que matou um alto comandante iraniano provoca tensão no mercado financeiro nesta sexta-feira, 3. Enquanto a bolsa de valores de São Paulo (B3) opera em queda, o dólar registra alta na largada da sessão.

Por volta das 10h50min, o índice Ibovespa, que representa a variação das principais empresas na B3, caía 0,74%, a 117.689 pontos. Já o dólar subia 0,817%, cotado a R$ 4,0587.

Analistas projetam eventuais impactos no Brasil do ataque norte-americano. Em nota, o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, sinalizou que o bombardeio deve provocar alta do dólar no curto prazo, o que tende a gerar pressão sobre a inflação. Para Perfeito, a turbulência “enterra de vez” a possibilidade de o Banco Central (BC) cortar mais uma vez a taxa básica de juro, a Selic, hoje em 4,5%, menor nível histórico.

O general iraniano Qasem Soleimani e o líder paramilitar iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis morreram na noite de quinta-feira, 2, em um ataque dos Estados Unidos com foguetes contra o aeroporto de Bagdá, no Iraque. Segundo o departamento norte-americano de Defesa, a ordem para a ação partiu diretamente de Donald Trump.

“Sob as ordens do presidente, o Exército americano adotou medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal americano e estrangeiro e matou Qasem Soleimani”, relatou o Pentágono.

Informações: Zero Hora


Deixe um Comentário