Natal

Agentes de endemias de Natal, do Norte I recebem capacitação sobre esgotamento sanitário

A CAPACITAÇÃO FOI OFERECIDA PELA ARSBAN. FOTO: REPRODUÇÃO

Uma capacitação com a intenção de levar conhecimento sobre os aspectos da regularização do esgotamento sanitário no distrito Norte I, aconteceu nessa segunda-feira, 18. O evento teve como público alvo os agentes de endemias da região e alertava sobre os riscos e cuidados que podem  ser observados por eles ao visitarem a comunidade.

Oferecida pela Arsban (Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal), a capacitação alerta sobre as questões que a implantação da rede de esgotamento sanitário pode causar na localidade, preparando os agentes a identificarem focos de irregularidades e educarem os moradores sobre os aspectos que o esgotamento sanitário e saneamento básico podem implicar na sua saúde. 

“O nosso objetivo é capacitar os agentes para eles estarem bem informados, conscientes de como funciona a drenagem, o esgotamento e estarem visualizando dentro da comunidade esses problemas”, comenta Jeane Oliveira, bióloga na lista de regulação da Arsban e responsável por ministrar a palestra que ocorreu na manhã desta segunda. Ela ainda reafirma a importância do papel dos agentes como multiplicadores de conhecimentos na comunidade, “Eles são muito importantes nesse processo, porque estão no dia a dia com a comunidade, estão vendo o que está acontecendo na cidade  e podem estar intervindo diretamente (caso seja detectada alguma irregularidade) entrando em contato com a agência reguladora ou com a Caern, além de também intervir oferecendo orientação diretamente aos moradores”.

Adriana Costa, chefe de operação de campo do grupo de endemias e controle das arboviroses do distrito Sanitário Norte I, reforça a importância da capacitação no trabalho realizado diariamente pelos agentes, “Para que a gente que está visitando a população no dia a dia, casa a casa, possa transmitir essa mensagem, do que significa o saneamento básico, da importância dos fatores para o meio ambiente, para a preservação da saúde, principalmente do trabalho que a gente desenvolve que é o controle das arboviroses”.

A ação leva esclarecimento sobre a importância e os cuidados que devem ser observados na regulação do saneamento básico, e já ocorreu nos Distritos Norte II e Sul, tendo previsão de cobrir os demais (Leste e Oeste) até a fim do mês.


Deixe um Comentário