Cultura

5ª edição da Jornada Potiguar de Leitura e Educação acontece neste sábado

FOTO: DIVULGAÇÃO

Lançamentos de livros, palestras e bate-papos farão parte da 5ª edição da Jornada Potiguar de Leitura e Educação. O evento é gratuito e acontecerá deforma virtual nos dias 8 e 15 de maio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link https://www.even3.com.br/5jornadapotiguar/.  

A Jornada valoriza a produção literária potiguar, trazendo para o público inscrito mais de 10 horas de interação com cerca de 20 autores, que irão lançar suas obras – todas produzidas no Rio Grande do Norte – durante os dois dias de evento. Estão confirmados para o primeiro dia da 5ª edição os escritores Antônio Francisco, José de Castro, Gilberto Cardoso, Júlio Lima, Robson Renato, Beatriz Madruga, Danilo Fonetenelle e Tereza Custódio. 

Parte do projeto Casa das Palavras, a Jornada Potiguar de Literatura e Educação é patrocinada pela Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo e Fundação José Augusto.

O evento acontecerá das 08h15min às12h30min através da internet, com apresentações, encontros e bate-papos virtuais. O objetivo da V Jornada é discutir a importância da literatura para o processo educativo dos alunos, fortalecer o trabalho diário em sala de aula e nas bibliotecas e promover o encontro e a troca de conhecimento entre professores e escritores do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste.  

Tendo como público alvo professores, bibliotecários e estudantes de escolas públicas e privadas, as edições anteriores atraíram participantes também da Paraíba, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. A previsão é que a quinta edição da jornada supere a marca de 800 participantes.   

Sobre os Autores

Antônio Francisco – Poeta e Cordelista da cidade de Mossoró. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira denúmero 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré. Em dezembro de2018 recebeu a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo reconhecimento do Senado Federal a personalidades e instituições que tenham uma contribuição relevante ao registro da cultura e do folclore no Brasil.  

Gilberto Cardoso- Poeta, prosador e cordelista é natural de Cuité/PB e tem cidadania norte-rio-grandense. Reside na cidade de Santa Cruz/RN. É educador, formado em Letras e Mestre em Literatura e Ensino pela UFRN; é cofundador da Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz (APOESC) e membro da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLiC); A sua produção textual é vasta, sendo principalmente, no campo da literatura de cordel, crônicas, contos e textos teatrais. Em 2017, organizou a coletânea APOESC em Prosa e Verso, onde reuniu textos de 50 autores. Lançará no evento a obra Fábulas e contos em Cordel, pela CJA Edições.  

José de Castro – Autor mineiro-potiguar, pois nasceu em Resplendor/MG e está no Rio Grande do Norte há mais de quarenta anos. Na literatura infantil e infanto juvenil já publicou mais de dez livros. Pela Editora CJA publicou Poemas Brincantes, Apenas Palavras, O Palhaço e a Bailarina (em coautoria com Clécia Santos) e em 2019, Brincadeiras Poemantes ilustrado por Ivan Coutinho. É membro da União Brasileira de Escritores -UBE/RN; da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN; e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas– SBPA.  

Júlio Lima – Escritor, professor, cantor, compositor, ator e intérprete, é graduado em Artes – Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com mais de mil composições produzidas, obteve cinco prêmios no festival de música MPBECO. É mestre em composição e criatividade no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN e pela Escribas Editora lançou o livro “Caio na Terra da Música”, uma fantasia na qual tenta imaginar um mundo sem música para incentivar o ensino de música nas escolas.  

Robson Renato – Poeta e Professor, natural de Pau dos Ferros. Possui três livros lançados e mais de 20 cordéis publicados. Graduado em Geografia, amante da natureza e defensor da cultura, procura colocar poesia em tudo o que faz e colecionar amizades por onde passa. Lançamento: João Lave as Mãos (Editora M3).  

Bia Madruga –  Beatriz Madruga é professora, psicóloga e escritora. Formada em Letras e Psicologia e Mestre em Literatura Comparada pela UFRN, lançou os livros “Os Monstros estão aqui” pela M3 editora, “Aos Pedaços com tudo” e “Em fim, nós”, estes pela Escribas Editora.  

Danilo Fonetenelle – Juiz federal, professor universitário, mestre e doutor em Direito. Autor de diversos livros jurídicos e do recente “oque a gente tem”, pela Editora M3.  

Teresa Custódio – Nasceu em Senador Pompeu-CE/Brasil. Graduada em Letras. Em 2016, publicou “O Bálsamo”, romance duplamente premiado. Em 2018, escreveu o livro infantil bilíngue “A Vida Colorida de Vitória” e literatura de cordel. Participou com poemas, crônicas e contos para algumas antologias nacionais e internacionais. Atualmente presidea União Brasileira de Escritores – UBE/RN. Lançamento: O Baú de Filomena (CJA Edições). 

Serviço

5ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação Local: Ambiente Virtual – inscrições através do link https://www.even3.com.br/5jornadapotiguar/ 

Data: 08 e 15 de maio Horário: 

Das 08h15min às 12h30


Comente aqui