Diversos

24ª Fiart: final do Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas acontece hoje

CONGOS DE COMBATE DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE. (FOTO:CANINDÉ SOARES)

Hoje, às 19h, acontece a grande final do 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas na programação cultural da 24ª Feira Internacional de Artesanato (FIART). O festival tem o objetivo de promover o resgate das raízes culturais nordestinas. Na categoria folclóricos foram classificados os grupos Boi Pintadinho de Pedro Velho/RN e Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante/RN; na categoria parafolclórico foram classificados o Grupo Eita de Projeções Folclóricas de Joao Pessoa/PB e a Companhia de Dança Xaxado, de Parnamirim/RN.

Os dois grupos com as melhores pontuações nas duas categorias foram classificados para a final. A comissão julgadora, composta por três membros representantes da Associação Norte-rio-grandense de Folclore, Fundação José Augusto e Teatro Alberto Maranhão, avaliou itens da apresentação como: figurino, música, adereços, performance e harmonia.  Os vencedores receberão premiação em dinheiro (mil reais para a primeira colocação e 500 reais para o segundo colocado), certificados e troféus.

Ao todo, 13 grupos participaram do festival nessa edição que faz uma homenagem à desenhista, pintora, atriz, escritora, diretora e coreógrafa de São Gonçalo do Amarante, Séphora Bezerra.

O festival reúne grupos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará que mostram um pouco da cultura da região Nordeste do Brasil por meio de expressões tradicionais como o Boi, Caboclinho; Xaxado; Pastoril e Capoeira.

Prêmio Vitrine Fiart

Com o objetivo de incentivar o talento, a criatividade e a qualidade do trabalho dos artesãos potiguares, a Feira promove o Prêmio Vitrine Fiart. Em sua 9ª edição, a premiação é uma iniciativa para estimular o artesão norte-rio-grandense a investir cada vez mais na qualidade do seu trabalho e a população a participar ativamente do evento, já que a escolha dos vencedores é feita pelo público.

Estão sendo avaliadas pelo público que visita a Fiart 18 peças de artesãos potiguares de várias regiões. Os trabalhos foram selecionados pelo curador do prêmio e técnico do Proart, Domingos Sávio. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e certificado. A entrega da premiação acontece neste sábado (2). As peças serão doadas para o acervo do Governo do Estado.

Programação cultural 24ª Fiart:

Sábado – 2 de janeiro

17h30 cortejo: Trio de Forró Santa Maria

18h – Apresentações culturais – Tuareg Kasa do Oriente (Danças orientais)

19h – 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolcloricas – Homenagem a Mestra Séphora Bezerra:

Finalistas Grupos Folclórico:  Boi Pintadinho – Pedro Velho/RN e Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante/RN

Finalistas Grupos Parafolclóricos:  Grupo Eita de Projeções Folclóricas de Joao Pessoa/PB e Companhia de Dança Xaxado, de Parnamirim/RN.

20h30 – Apresentação do Grupo Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante

Resultado e a entrega da premiação do 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolcloricas

Entrega da premiação do Prêmio VITRINE

21h – Show: Reinaldo Azevedo e Banda Anos 60

 Domingo – 3 de janeiro

17h – Estúdio de Dança Soraya Lima /Parnamirim/RN

17h30 – Cortejo: A arte do Circo

18h – Apresentações culturais: Cia de Danças Balão Dourado; Grupo de Dança VIDART; Grupo Raízes do Agreste – Espírito Santo/RN; Grupo Cultural Lar Fabiano de Cristo

20h – Show: Joãozinho (Banda Kairos)

A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada com o apoio do Governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site www.feirafiart.com.br

SERVIÇO:

24ª Feira Internacional de Artesanato – FIART

Quando: 25 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019

Local: Centro de Convenções de Natal

Hora: a partir das 16h

Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e idosos)


Deixe um Comentário